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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.106.2016.tde-21072021-135925
Documento
Autor
Nombre completo
Társio Magalhães Tognon Vieira de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Furlan, Sueli Angelo (Presidente)
Almeida, Regina Araujo de
Diegues, Antonio Carlos Sant Ana
Título en portugués
Cartografia e aprendizagem social: a experiência de mapeamento participativo das Comunidades Quilombolas Ribeirão Grande e Terra Seca, Barra do Turvo/ SP
Palabras clave en portugués
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem Social
Cartografia Social
Comunidades Remanescentes de Quilombo
Mapeamentos Participativos
Pesquisa-Ação
Territorialidade
Território
Resumen en portugués
Nas últimas cinco décadas as abordagens participativas ganharam espaço nas ações governamentais, de organizações supranacionais e da sociedade civil junto às comunidades tradicionais ou tribais, como estratégias para conciliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. Agrupadas sob diversos rótulos, as práticas de mapeamentos participativos exigem uma criteriosa reflexão acerca de seus potenciais, implicações éticas e problemáticas relacionadas ao crescente uso dos mapas e das tecnologias de informação espacial em comunidades caracterizadas por vulnerabilidades socioeconômicas e frequentemente envolvidas em conflitos territoriais e ambientais com diferentes sujeitos sociais. Alinhada a esta preocupação, o presente trabalho apresenta os resultados dos mapeamentos realizados nas comunidades quilombolas Ribeirão Grande e Terra Seca, no município de Barra do Turvo, estado de São Paulo, Brasil, entre os anos de 2012 e 2015. A pesquisa inclui, além dos mapeamentos realizados, a reflexão teórica empreendida como também considerações sobre os desdobramentos dos mapeamentos realizados nas referidas comunidades. Para isso, articulamos os pressupostos teóricos da pesquisa-ação com a discussão conceitual em torno do conceito de território e de identidade, abordando também algumas das questões que emergem do contexto local, de forma a confirmar a hipótese de que o mapa e os mapeamentos participativos constituem uma potente estratégia para a compreensão da realidade e dos desafios locais, seja por parte do pesquisador, seja por parte dos moradores que participaram do processo.
Título en inglés
Social cartography and social Learning: an experience of participatory mapping in the quilombo Ribeirão Grande e Terra Seca, Barra do Turvo-SP
Palabras clave en inglés
Action Research
Afro Descendant or Quilombo Communities.
Collaborative Learning
Participatory mapping
Social Learning
Territoriality
Territory
Resumen en inglés
In the last five decades, participatory approaches have gained importance in public policy, actions of supranational organizations and non-governmental organizations that work with traditional and tribal communities as strategies to conciliate social development and environmental conservation. Grouped by the label of social cartography, participatory mapping practices require careful reflection about their potential, ethical implications and issues related to the increasing use of maps and spatial information technologies in communities characterized by socioeconomics vulnerabilities and often involved in territorial and environmental conflicts with different social actors. In line with this concern, this paper presents the results of the mapping conducted in the quilombo communities Ribeirao Grande and Terra Seca, in the municipality of Barra do Turvo, São Paulo, Brazil, between 2012 and 2015. The research includes both the mappings conducted and a theoretical reflection undertaken during the research. Therefore, we articulated the theoretical assumptions of action research with the conceptual discussion around the notions of territory and identity. Also, we discuss some of the issues emerging from the local context to confirm the hypothesis that maps and participatory mappings are powerful strategies for understanding the reality and local challenges, either by the researcher or by residents who participated on the process.
 
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Fecha de Publicación
2021-07-28
 
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