• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-29082022-161048
Document
Auteur
Nom complet
Nathalia Bevilacqua Aguiar
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Vasconcellos, Camilo de Mello (Président)
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Carneiro, Carla Gibertoni
Tojal, Amanda Pinto da Fonseca
Titre en portugais
Diálogos entre a Pinacoteca e a Luz: uma reflexão sobre as práticas educativas do Programa de Inclusão Sociocultural
Mots-clés en portugais
Educação museal
Inclusão Sociocultural
Museu e entorno
Pinacoteca do Estado
PISC
Resumé en portugais
Esta pesquisa se debruça sobre a relação da Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu entorno, a região da Luz, através da atuação de seu Programa de Inclusão Sociocultural (PISC). O referido programa se propõe a promover o acesso aos bens culturais, presentes no museu, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da pesquisa exploratória, o trabalho analisa se a ação deste setor educativo é capaz de produzir diálogo e transformação, tanto na população do entorno, quanto na própria atuação do museu. Buscou-se investigar a criação de vínculo entre os atores envolvidos, os impactos gerados e a representatividade dos grupos atendidos frente à população da Luz. Para tal, foram realizadas entrevistas como principal método de coleta de dados e, complementarmente, foi realizado um amplo levantamento histórico e censitário para uma melhor compreensão do objeto de estudo.
Titre en anglais
Dialogues between Pinacoteca and Luz: a reflection on the educational practices of the Sociocultural Inclusion Program
Mots-clés en anglais
Museum education
Pinacoteca do Estado
PISC
Sociocultural inclusion, Museum and surroundings
Resumé en anglais
This research focuses on the relation between the museum Pinacoteca do Estado de São Paulo and its surrounding region (Luz) based on Pinacoteca's Sociocultural Inclusion Program (PISC). This program seeks to promote access of socially vulnerable people to the museum's cultural heritage. Starting from exploratory research, this work analyzes whether the actions of this educational program are capable of producing dialogue and transformation, both within the population of the surrounding region and the museum as a whole. It aimed at investigating the formation of bonds between all those involved in the program, the impacts generated and the representativity of the attendees in comparison with the population of Luz. Interviews were used as the main method of data collection, supplemented by broad historical and demographic research for a better understanding of the object of study.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-09-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.