• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-27062022-154200
Document
Auteur
Nom complet
Gustavo Brognara
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Magalhães, Ana Gonçalves (Président)
Bottallo, Marilucia
Couto, Maria de Fátima Morethy
Titre en portugais
MAC USP: a transferência e a recepção de um museu de arte moderna na Universidade de São Paulo
Mots-clés en portugais
Arte Moderna
MAC USP
MAM SP
Museus de arte
Museus universitários
Resumé en portugais
O tema central desta dissertação é a história da transferência e recepção das obras de arte que fundaram o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), apresentando novas evidências da relação da Universidade com seus interlocutores, com especial atenção ao envolvimento de Mário Pedrosa (1900- 1981) e Walter Zanini (1925-2013) para recepção da coleção do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), além de refletir sobre o conceito de museu universitário de História da Arte pretendido no momento do nascimento do MAC USP. A pesquisa enquadra-se no âmbito da revisão da história das instituições museológicas, uma vez que, o MAC USP foi fundado durante a década de 1960, momento no qual a Universidade direcionou esforços para tornar-se responsável por um conjunto de coleções histórico-artísticas de grande relevância com a recepção dos acervos que integram seus museus estatutários. Entende-se aqui a criação do MAC USP como resultante da tentativa de incorporação do MAM SP e parte integrante do processo de modernização do país de que a Universidade se firmava como expoente.
Titre en anglais
MAC USP: the transfer and reception of a modern art museum at the University of São Paulo
Mots-clés en anglais
Art museums
MAC USP
MAM SP
Modern Art
University museums
Resumé en anglais
The central theme of this thesis is the history of the transfer and reception of the works of art that founded Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC USP), presenting new evidences of the University's relationship with its interlocutors, with special attention to the involvement of Mário Pedrosa (1900-1981) and Walter Zanini (1925- 2013) in order to receive the collection of the former Museum of Modern Art of São Paulo (MAM SP), besides to reflecting on the concept of University Museum of History of Art intended at the time of the birth of MAC-USP. This research falls within the scope of the review of the history of museological institutions, since the MAC USP was founded during the 1960s, the same moment when the university became responsible for a set of historical-artistic collections of great relevance, with the creation of its statutory museums. The creation of MAC USP is understood here as the result of an attempt to incorporate MAM SP and part of the modernization process of the country in which the University registered as an exponent.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-08-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.