• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-26012022-095806
Documento
Autor
Nome completo
Pollynne Ferreira de Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Barbuy, Heloisa Maria Silveira (Presidente)
Alcântara, Wiara Rosa Rios
Heizer, Alda Lúcia
Título em português
O museu na escola: a coleção de modelos didáticos para o ensino de botânica do Museu Louis Jacques Brunet/ Ginásio Pernambucano (1893 ? 1934)  
Palavras-chave em português
patrimônio escolar; cultura material escolar; museu escolar; modelos didáticos; ensino de botânica; documentação museológica
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é reconstruir a formação e a trajetória da coleção de modelos didáticos para o ensino de botânica, existente no Museu Louis Jacques Brunet (MLJB), no período de 1893 a 1934. O museu está situado no antigo Liceu Provincial, atualmente denominado Escola de Referência Ginásio Pernambucano (EREMGP), na cidade do Recife-PE. Fundado em 1825, recebeu destaque pela qualidade do ensino secundário, no final do século XIX e início do XX, por adotar metodologia pedagógica moderna, fundamentada na observação direta das coisas e experimentações em atividades laboratoriais pelos alunos. O objeto de estudo é um conjunto de 139 modelos didáticos (objetos) para o ensino de botânica fabricados por empresas da França, Itália e Alemanha. Esses modelos didáticos são representações de: morfologia do caule, raiz, folha e flor; plantas de polinização; dos fungos e dos cogumelos. Para o estudo foi selecionado o método desenvolvido por Lourenço e Gessner (2012), que visa gerar elementos para a compreensão da trajetória da coleção museológica em análise. Para isto, foram consultadas fontes textuais; catálogos comerciais dos fabricantes; Base de dados; Acervo de jornais (Diário de Pernambuco e Jornal do Recife); Documentos histórico-administrativos e museológicos; Iconografia do colégio e a própria coleção de botânica como fonte material. Os parâmetros que vêm sendo estabelecidos neste estudo poderão ser referência, posteriormente, tanto para as atividades do MLJB quanto para outras coleções e museus com essa mesma tipologia relacionada as antigas práticas de ensino, pois a conclusão dos estudos resultou em quatro frentes de atuação. Em um primeiro momento, uma reflexão em torno da formação dos museus escolares e suas coleções didáticas durante o final do século XIX e XX. Em seguida, uma pesquisa histórica sobre eventos que foram difusores na propagação dos museus nas escolas e coleções didáticas em um contexto internacional e nacional. Foi também desenvolvido um modelo de ficha catalográfica que sistematiza as informações da pesquisa museológica nessa tipologia de coleção em foco. Além disso, remontamos um catálogo com informações individualizadas do objeto museológico e da coleção salvaguardados no MLJB.
Título em inglês
The museum at school: the collection of didactic models for teaching botany at the Louis Jacques Brunet Museum/ Pernambuco Gymnasium (1893 1934)
Palavras-chave em inglês
school heritage; school material culture; school museum; didactic models; botany teaching; museological documentation
Resumo em inglês
The objective of this dissertation is to reconstruct the formation and trajectory of the collection of didactic models for teaching Botany, existing at the Louis Jacques Brunet Museum (MLJB), from 1893 to 1934. The museum is located in the former Provincial High School, currently called School Reference Gymnasium Pernambucano (EREMGP), in the city of Recife-PE. Founded in 1825, marked by the quality of secondary education in the late 19th and early 20th centuries, for adopting modern pedagogical methodology, based on the direct observation of things and experimentation in laboratory activities by students. The object of study is a set of 139 didactic models (objects) for teaching botany manufactured by companies in France, Italy and Germany. These didactic models are representations of: stem, root, leaf and flower morphology; pollination plants; fungi and mushrooms. For the study, the method developed by Lourenço and Gessner (2012) was selected, which aims to generate elements for understanding the trajectory of the museum collection under study. For this, textual sources were consulted; manufacturers' commercial catalogs; Data base; Newspaper collection (Diário de Pernambuco and Jornal do Recife); Historical- administrative and museological documents; The school's iconography and the Botany collection itself as a material source. The parameters that will be changed in this study will be a reference, later, both for the activities of the MLJB and for other collections and museums with the same typology related to old teaching practices, since the conclusion of the studies resulted in four fronts of action. At first, a reflection around the formation of school museums and their didactic collections during the late 19th and 20th century. Then, a historical research on events that were disseminated in the propagation of museums in schools and didactic collections in an international and national context. A cataloging model was also developed that systematizes the information of museological research in this type of collection in focus. In addition, we have reassembled a catalog with individualized information on the museological object and the collection safeguarded in the MLJB.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-06-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.