• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Macedo Llopis Pons
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Vasconcellos, Camilo de Mello (Presidente)
Faria, Ana Carolina Gelmini de
Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Título em português
O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional: tecendo relações
Palavras-chave em português
Seminário Regional da UNESCO; Seção de Assistência ao Ensino; Museu Nacional; Educação em museus; História da educação museal
Resumo em português
Esta dissertação elegeu como objetos de estudo o Seminário Regional da UNESCO sobre a Função Educativa dos Museus ocorrido no Rio de Janeiro em 1958 e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, este criado no ano de 1927. A relação entre os museus e as escolas demarcaram discussões no campo dos museus entre o período referido. No entanto, somente há cerca de 20 anos os debates acerca da educação museal vem se estabelecendo de maneira efetiva no campo. Atentamo-nos a essas questões de reflexões contemporâneas para buscar a história da conformação do setor educativo do Museu Nacional e sua relação com as discussões ocorridas no primeiro evento para discutir a questão da educação em museus no Brasil. Essa pesquisa insere-se, portanto, no âmbito da elucidação da história da educação museal no Brasil partindo de um pensamento eurocêntrico e trazendo à luz debates e contextos dos museus latino-americanos, demarcados pela relação de interdependência entre os mesmos e as escolas quando da realização do Seminário. A partir de pesquisa no setor de arquivo do Museu Nacional, jornais e publicações sobre a educação nos museus, procurou-se, portanto, dimensionar o grau de aproximação entre os dois universos referidos entendendo que o contexto político e social influem sobre esse processo.
Título em inglês
The UNESCO Regional Seminar on the Educational Roal of Museums in 1958 and the Teaching Assistance Section of the National Museum - SAE.
Palavras-chave em inglês
UNESCO Regional Seminar; Teaching Assistance Section; National museum; Museum education. History of museum education.
Resumo em inglês
This dissertation chose as objects of study the UNESCO Regional Seminar on the Educational Function of Museums held in Rio de Janeiro in 1958 and the Teaching Assistance Section of the National Museum, created in 1927. The relationship between museums and schools demarcated discussions in the field of museums between the period mentioned. However, only about 20 years ago the debates about museum education have been effectively established in the field. We pay attention to these issues of contemporary reflections to seek the history of the formation of the educational sector of the National Museum and its relationship with the discussions that took place in the first event to discuss the issue of education in museums in Brazil. This research is, therefore, part of the elucidation of the history of museum education in Brazil, starting from a Eurocentric thought and bringing to light debates and contexts of Latin American museums, demarcated by the interdependence relationship between them and schools when holding of the Seminar. Based on research in the archive sector of the National Museum, newspapers and publications on education in museums, it was sought, therefore, to measure the degree of approximation between the two referred universes, understanding that the political and social context influence this process.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Liberação
2022-02-27
Data de Publicação
2022-06-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.