• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2020.tde-24062022-104049
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Macedo Llopis Pons
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Vasconcellos, Camilo de Mello (Président)
Faria, Ana Carolina Gelmini de
Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Titre en portugais
O Seminário Regional da UNESCO sobre a função educativa dos museus de 1958 no Rio de Janeiro e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional: tecendo relações
Mots-clés en portugais
Seminário Regional da UNESCO; Seção de Assistência ao Ensino; Museu Nacional; Educação em museus; História da educação museal
Resumé en portugais
Esta dissertação elegeu como objetos de estudo o Seminário Regional da UNESCO sobre a Função Educativa dos Museus ocorrido no Rio de Janeiro em 1958 e a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, este criado no ano de 1927. A relação entre os museus e as escolas demarcaram discussões no campo dos museus entre o período referido. No entanto, somente há cerca de 20 anos os debates acerca da educação museal vem se estabelecendo de maneira efetiva no campo. Atentamo-nos a essas questões de reflexões contemporâneas para buscar a história da conformação do setor educativo do Museu Nacional e sua relação com as discussões ocorridas no primeiro evento para discutir a questão da educação em museus no Brasil. Essa pesquisa insere-se, portanto, no âmbito da elucidação da história da educação museal no Brasil partindo de um pensamento eurocêntrico e trazendo à luz debates e contextos dos museus latino-americanos, demarcados pela relação de interdependência entre os mesmos e as escolas quando da realização do Seminário. A partir de pesquisa no setor de arquivo do Museu Nacional, jornais e publicações sobre a educação nos museus, procurou-se, portanto, dimensionar o grau de aproximação entre os dois universos referidos entendendo que o contexto político e social influem sobre esse processo.
Titre en anglais
The UNESCO Regional Seminar on the Educational Roal of Museums in 1958 and the Teaching Assistance Section of the National Museum - SAE.
Mots-clés en anglais
UNESCO Regional Seminar; Teaching Assistance Section; National museum; Museum education. History of museum education.
Resumé en anglais
This dissertation chose as objects of study the UNESCO Regional Seminar on the Educational Function of Museums held in Rio de Janeiro in 1958 and the Teaching Assistance Section of the National Museum, created in 1927. The relationship between museums and schools demarcated discussions in the field of museums between the period mentioned. However, only about 20 years ago the debates about museum education have been effectively established in the field. We pay attention to these issues of contemporary reflections to seek the history of the formation of the educational sector of the National Museum and its relationship with the discussions that took place in the first event to discuss the issue of education in museums in Brazil. This research is, therefore, part of the elucidation of the history of museum education in Brazil, starting from a Eurocentric thought and bringing to light debates and contexts of Latin American museums, demarcated by the interdependence relationship between them and schools when holding of the Seminar. Based on research in the archive sector of the National Museum, newspapers and publications on education in museums, it was sought, therefore, to measure the degree of approximation between the two referred universes, understanding that the political and social context influence this process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Libération
2022-02-27
Date de Publication
2022-06-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.