• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-24022023-120111
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Vasconcelos dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Marins, Paulo César Garcez (Presidente)
Oliveira, Cecilia Helena Lorenzini de Salles
Lima Junior, Carlos Rogerio
Soares, Gabriela Pellegrino
Título em português
Dos próceres da Independência a los heroes porteños: Museu Paulista e Museo Histórico Nacional de Buenos Aires, estudo comparativo
Palavras-chave em português
Adolfo P. CarranzaCarranza; Retrato. Retrato
Afonso Taunay
Museo Histórico Nacional
Museu Paulista
Resumo em português
Assim como Afonso Taunay (1876-1958) se envolveu na criação de uma iconografia paulista iniciada durante o preparo do Museu Paulista para os festejos do centenário de Independência do Brasil em 1922, Adolfo Pedro Carranza (1857-1914), diretor e fundador do Museo Histórico Nacional de Buenos Aires, também o fez para as comemorações do centenário de Independência argentina em 1910. Esta dissertação se debruça na análise do ciclo curatorial que levou a duas publicações realizadas para os festejos dos centenários de Independência, Grandes vultos da independência brasileira (1922), de Afonso Taunay, e Los héroes de la Independencia (1910), de Adolfo P. Carranza. Estas são o ponto final de um ciclo curatorial que envolveu a aquisição de obras e a sua difusão.
Título em inglês
From Independence heroes to Buenos Aires heroes: Museu Paulista and Museo Histórico Nacional de Buenos Aires, comparative study.
Palavras-chave em inglês
Adolfo P. Carranza
Afonso Taunay
Museo Histórico Nacional
Museu Paulista
Portrait
Resumo em inglês
Just as Afonso Taunay (1876-1958) was involved in the creation of an iconography from São Paulo that began during the preparation of the Museu Paulista for the celebrations of the centenary of Independence of Brazil in 1922, Adolfo Pedro Carranza (1857-1914), director and founder of the Museo Histórico Nacional de Buenos Aires, he also did it for the celebrations of the centenary of Argentine Independence in 1910. This dissertation focuses on the analysis of the curatorial cycle that led to two publications made for the celebrations of the centenary of Independence, Grandes vultos da Independência Brasileira (1922), by Afonso Taunay, and Los héroes de la Independencia (1910), by Adolfo P. Carranza. These are the end point of a curatorial cycle that involved the acquisition of works and their dissemination.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.