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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-23062022-112013
Documento
Autor
Nome completo
Bianca de Andrade Mantovani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Costa, Helouise Lima (Presidente)
Arantes, Priscila Almeida Cunha
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Título em português
Ateliê397: um olhar da museologia sobre memória e arquivo de espaços independentes de arte 
Palavras-chave em português
Ateliê397; Arte Contemporânea; Espaços Independentes de Arte; Arquivo; Repositório Digital
Resumo em português
A presente dissertação trata da memória de espaços independentes de arte contemporânea, tendo como objeto de estudo o Ateliê397. Parte-se da hipótese de que tais espaços tiveram papel importante para a renovação das teorias museológicas, em especial a Nova Museologia e a Museologia Crítica. A pesquisa inicia-se com a caracterização dos locais de arte e cultura autônomos, que prezam pela autogestão, liberdade de programação e pensamento crítico, para em seguida apresentar uma breve história do Ateliê397, construída a partir de entrevistas e da análise da documentação acumulada ao longo de sua trajetória. O levantamento realizado identificou a existência de extensa documentação, de diversas tipologias, produzida pelo 397 ao longo de seus 18 anos de existência, que necessita ganhar destino de arquivo para que a história desse espaço independente possa ser preservada. Diante disso, essa dissertação visa contribuir para a salvaguarda da memória do Ateliê397 por meio de um projeto de repositório digital, utilizando a plataforma gratuita Tainacan, software de código aberto e uso gratuito, voltada para o gerenciamento de dados de instituições culturais. Denominado de Projeto Arquivo Ateliê397, esse projeto tem como fim a elaboração de um banco de dados que permita realizar o cruzamento de informações, valendo-se dos recursos tecnológicos disponíveis, de forma adequada às exigências e aos desafios colocados por um arquivo de arte contemporânea hoje. A dissertação ressalta, por fim, a importância do Ateliê397 para a cena artística contemporânea, oferecendo, ao mesmo tempo, reflexões e ferramentas práticas que podem contribuir para a preservação de sua memória.
Título em inglês
Ateliê397: a museological look at the memory and archive of artist-run spaces.
Palavras-chave em inglês
Ateliê397; Contemporary Art; Artist-run Spaces of Art; Archive; Digital Repository
Resumo em inglês
This dissertation focuses on the memory of artist-run spaces of contemporary art and has as its object of study Ateliê397. It is assumed that such spaces had a crucial role in renewing museological theories, in particular, New Museology and Critical Museology. We set off by characterizing autonomous places of art and culture that value self-management, freedom of program, and critical thinking; then, we present a brief history of Ateliê397, based on interviews and the analysis of documents accumulated throughout its history. Through this survey, we identified the existence of an extensive and varied documentation, which was produced by Ateliê397 during its 18 years of existence, since it was created in 2003. Such documentation should now have an archive destination, so that the history of this artist-run space may be preserved. In this context, we could contribute to preserving the memory of Ateliê397 in a digital repository project through this study, by using the platform Tainacan, an open source, free software aimed at managing data from cultural institutions. Called Projeto Arquivo Ateliê397, this project aims at creating a database, which enables information crossing by using the available technological resources according to the demands and challenges faced by a contemporary art archive today. The dissertation highlights the relevance of Ateliê397 in the contemporary art scene, by offering, at the same time, reflections, and practical tools, which may contribute to the preservation of its memory.
 
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Data de Publicação
2022-06-27
 
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