• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-13122022-181657
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Carvalho Rodrigues
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Appoloni, Carlos Roberto
Simioni, Ana Paula Cavalcanti
Título en portugués
Estudos e caracterizações de pinturas de Di Cavalcanti pertencentes a coleções de museus paulistas
Palabras clave en portugués
Arte brasileira
Caracterização de pinturas
Ciência do Patrimônio
Di Cavalcanti
Modernismo
Resumen en portugués
Esta pesquisa teve como objetivo estudar e caracterizar, com uso de técnicas analíticas não-invasivas e portáteis, duas pinturas a óleo produzidas por Emiliano Di Cavalcanti - as obras Cinco moças de Guaratinguetá de 1930 (Coleção MASP) e Mocinha com gato à janela, em Ouro Preto de 1946 (Coleção Pinacoteca). Estas obras são importantes dentro da produção do artista, tendo participado de diversas exposições e figurando catálogos e até mesmo selos postais e livros didáticos. Nesta dissertação discorreu-se sobre as relações entre patrimônio cultural e as ciências experimentais, trazendo dados históricos e refletindo sobre a multidisciplinaridade deste tipo de pesquisa. Optou-se pela utilização de técnicas de imageamento, sendo elas: fotografia com luz visível (refletida, tangencial e transmitida) e de fluorescência de ultravioleta; reflectografia de infravermelho; e radiografia digitalizada; e técnicas espectroscópicas de Fluorescência de Raios X por dispersão de energia (ED-XRF) e Raman, além de estudo histórico-estilístico e aplicação do método atribucionista de Morelli, sempre tendo como suporte a análise documental. Os métodos foram escolhidos pela sua complementaridade e capacidade de trazerem resultados relevantes na busca por novas informações sobre o fazer do artista. Neste trabalho é apresentado um pouco da história de Di Cavalcanti, buscando ressaltar a sua importância não apenas como ícone do modernismo brasileiro, mas como produtor de representações de imenso valor material e imaterial que foram fundamentais para a criação de um ideário nacional. Ao longo da pesquisa percebeu-se que apesar da distância temporal entre as obras, existe uma linha tanto material quanto de representações que se manteve. Alguns materiais utilizados por ele foram identificados, possibilitando conhecer um pouco de sua paleta e começou-se a delinear traços característicos e inerentes a suas composições. Pretende-se que a sistematização dos resultados obtidos traga informações complementares que permitam ampliar o conhecimento disponível relativo à produção pictórica de Di Cavalcanti e que estas possam ajudar outros profissionais que estudam o trabalho do artista a melhor conhecer as suas obras, o seu processo criativo e os materiais de sua paleta de cor.
Título en inglés
Studies and characterizations of paintings by Di Cavalcanti belonging to São Paulo museum collections.
Palabras clave en inglés
Brazilian Art
Characterization of paintings
Cultural Heritage Science
Di Cavalcanti
Modernism
Resumen en inglés
The objective of this dissertation was to study and characterize two oil paintings produced by Emiliano Di Cavalcanti with non-invasive analytic techniques using portable instruments. The artworks Cinco moças de Guaratinguetá, 1930 (MASP Collection) and Mocinha com gato à Janela, em Ouro Preto, 1946 (Pinacoteca Collection) are an important part of the artists work with participation in several exhibitions and having been featured in catalogs and even postage stamps and textbooks. The relationship between cultural heritage and experimental sciences through a historical perspective and considerations on the multidisciplinary nature of this type of research are discussed. Imaging techniques, namely: photography with visible light (reflected, raking and transmitted) and ultraviolet fluorescence; infrared reflectography; and digitized radiography; and spectroscopic techniques of Energy Dispersive X-Ray Fluorescence (ED-XRF) and Raman are used, in addition to a historical-stylistic study and application of Morellis attributionist method, always supported by documental analysis. The methods were chosen for their complementarity and ability to bring relevant results in the search for new information about the artist's work. A little of Di Cavalcanti's history is presented, seeking to emphasize his importance not only as an icon of Brazilian modernism, but as a producer of representations of immense material and immaterial value that were fundamental for the creation of a national ideal. Throughout this research it was possible to realize that, despite the temporal distance between the artworks, there is a line, both material and representational, that has been maintained. Some materials used by the artist are characterized which allows a better understanding about his palette and some characteristics traits inherent in his compositions. The systematization of the results obtained will provide complementary information that will allow to expand the available knowledge regarding Di Cavalcantis pictorial production and these can help other professionals who study the artists work to better understand his works, his creative process, and the materials from his color palette.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.