• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-12122023-100735
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Pais Pellegrini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Silva, Fabiola Andrea (Presidente)
Carneiro, Carla Gibertoni
Lima Filho, Manuel Ferreira
Título em português
Imagens dos asuriní do Xingu: curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico
Palavras-chave em português
Asuriní do Xingu
coleção
curadoria
fotografia
materialidade
Resumo em português
Este projeto de mestrado consiste na apresentação de uma proposta teóricometodológica de curadoria do acervo fotográfico produzido pela Prof.ª Dr.ª Fabíola Andréa Silva, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), no contexto das pesquisas realizadas, desde os anos 1990, com o povo indígena Asuriní do Xingu. Entende-se, nesta pesquisa, a curadoria enquanto uma cadeia operatória de procedimentos de salvaguarda e comunicação (BRUNO, 2008), de modo que as ações curatoriais estão ordenadas em três etapas sequenciais: inventário, tratamento e acondicionamento dos objetos fotográficos. O acervo é formado por aproximadamente dezessete mil fotografias, que podem ser divididas em três tipos de objeto: ampliações de fotografias tradicionais (SOUZA E SILVA, 2011), negativos fotográficos e fotografias digitais. Com base em uma bibliografia crítica à secundarização das fotografias nas práticas museológicas tradicionais dos museus de arqueologia e etnologia (EDWARDS, 2001, 2019), que priorizam a musealização dos objetos de outra natureza (cerâmicos, líticos, têxteis, etc.) em detrimento das fotografias, é discutida neste trabalho a importância da patrimonialização e das ações de salvaguarda e comunicação orientadas para esse tipo de acervo. Dessa forma, a análise dos materiais fotográficos é orientada pela sua performatividade material (MORTON, 2018) e participação ativa no ecossistema (EDWARDS, 2019) dos museus. Assumindo que a fotografia também possui qualidades documentais, conclui-se que a hibridização entre diretrizes museológicas e arquivísticas na gestão de acervos fotográficos pode ser um caminho frutífero para a curadoria de coleções fotográficas produzidas por cientistas em suas pesquisas de campo.
Título em inglês
Images of the Asurini do Xingu people: Curating the photographic collection of an indigenous Amazonian people
Palavras-chave em inglês
Asuriní do Xingu
Collection
Curating
Materiality
Photography
Resumo em inglês
This project consists on the presentation of a theoretical and methodological propositions for curating the photographic collection produced by Professor Fabíola Andréa Silva, from the Museum of Archeology and Ethnology of the University of São Paulo (MAEUSP), on the context of the accomplished research, since the 1990s, with the Asuriní do Xingu indigenous people. In this research, curating is understood as an operative chain of safeguarding and communication procedures (BRUNO, 2008), so that curatorial actions are organized into three sequential stages: inventory, treatment and repository of the photographic objects. The collection encompass, approximately, seventeen thousand photographs, which can be divided into three types of objects: traditional photographs (SOUZA E SILVA, 2011), negatives-photographics and digital photographs. Based on a critical bibliography on the secondaryization of photographs in the traditional museological practices of archeology and ethnology museums (EDWARDS, 2001, 2019), which prioritize the musealization of objects (ceramic, lithic, textile, etc.) obtained in field research in detriment of photographs. This work discusses the importance of patrimonialization, safeguarding and communication actions aimed at this type of collection. Thus, the analysis of photographic materials is guided by their material performance (MORTON, 2018) and active participation in the ecosystem (EDWARDS, 2019) of museums. Assuming that photography also has documentary qualities, it is concluded that the hybridization between museological and archival guidelines in the management of photographic collections can be a fruitful path for curating photographic collections produced by scientists in their field research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-12-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.