• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-12122023-100735
Document
Auteur
Nom complet
Ana Carolina Pais Pellegrini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Silva, Fabiola Andrea (Président)
Carneiro, Carla Gibertoni
Lima Filho, Manuel Ferreira
Titre en portugais
Imagens dos asuriní do Xingu: curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico
Mots-clés en portugais
Asuriní do Xingu
coleção
curadoria
fotografia
materialidade
Resumé en portugais
Este projeto de mestrado consiste na apresentação de uma proposta teóricometodológica de curadoria do acervo fotográfico produzido pela Prof.ª Dr.ª Fabíola Andréa Silva, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), no contexto das pesquisas realizadas, desde os anos 1990, com o povo indígena Asuriní do Xingu. Entende-se, nesta pesquisa, a curadoria enquanto uma cadeia operatória de procedimentos de salvaguarda e comunicação (BRUNO, 2008), de modo que as ações curatoriais estão ordenadas em três etapas sequenciais: inventário, tratamento e acondicionamento dos objetos fotográficos. O acervo é formado por aproximadamente dezessete mil fotografias, que podem ser divididas em três tipos de objeto: ampliações de fotografias tradicionais (SOUZA E SILVA, 2011), negativos fotográficos e fotografias digitais. Com base em uma bibliografia crítica à secundarização das fotografias nas práticas museológicas tradicionais dos museus de arqueologia e etnologia (EDWARDS, 2001, 2019), que priorizam a musealização dos objetos de outra natureza (cerâmicos, líticos, têxteis, etc.) em detrimento das fotografias, é discutida neste trabalho a importância da patrimonialização e das ações de salvaguarda e comunicação orientadas para esse tipo de acervo. Dessa forma, a análise dos materiais fotográficos é orientada pela sua performatividade material (MORTON, 2018) e participação ativa no ecossistema (EDWARDS, 2019) dos museus. Assumindo que a fotografia também possui qualidades documentais, conclui-se que a hibridização entre diretrizes museológicas e arquivísticas na gestão de acervos fotográficos pode ser um caminho frutífero para a curadoria de coleções fotográficas produzidas por cientistas em suas pesquisas de campo.
Titre en anglais
Images of the Asurini do Xingu people: Curating the photographic collection of an indigenous Amazonian people
Mots-clés en anglais
Asuriní do Xingu
Collection
Curating
Materiality
Photography
Resumé en anglais
This project consists on the presentation of a theoretical and methodological propositions for curating the photographic collection produced by Professor Fabíola Andréa Silva, from the Museum of Archeology and Ethnology of the University of São Paulo (MAEUSP), on the context of the accomplished research, since the 1990s, with the Asuriní do Xingu indigenous people. In this research, curating is understood as an operative chain of safeguarding and communication procedures (BRUNO, 2008), so that curatorial actions are organized into three sequential stages: inventory, treatment and repository of the photographic objects. The collection encompass, approximately, seventeen thousand photographs, which can be divided into three types of objects: traditional photographs (SOUZA E SILVA, 2011), negatives-photographics and digital photographs. Based on a critical bibliography on the secondaryization of photographs in the traditional museological practices of archeology and ethnology museums (EDWARDS, 2001, 2019), which prioritize the musealization of objects (ceramic, lithic, textile, etc.) obtained in field research in detriment of photographs. This work discusses the importance of patrimonialization, safeguarding and communication actions aimed at this type of collection. Thus, the analysis of photographic materials is guided by their material performance (MORTON, 2018) and active participation in the ecosystem (EDWARDS, 2019) of museums. Assuming that photography also has documentary qualities, it is concluded that the hybridization between museological and archival guidelines in the management of photographic collections can be a fruitful path for curating photographic collections produced by scientists in their field research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.