• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-12122023-100735
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Carolina Pais Pellegrini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, Fabiola Andrea (Presidente)
Carneiro, Carla Gibertoni
Lima Filho, Manuel Ferreira
Título en portugués
Imagens dos asuriní do Xingu: curadoria do acervo fotográfico de um povo indígena amazônico
Palabras clave en portugués
Asuriní do Xingu
coleção
curadoria
fotografia
materialidade
Resumen en portugués
Este projeto de mestrado consiste na apresentação de uma proposta teóricometodológica de curadoria do acervo fotográfico produzido pela Prof.ª Dr.ª Fabíola Andréa Silva, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), no contexto das pesquisas realizadas, desde os anos 1990, com o povo indígena Asuriní do Xingu. Entende-se, nesta pesquisa, a curadoria enquanto uma cadeia operatória de procedimentos de salvaguarda e comunicação (BRUNO, 2008), de modo que as ações curatoriais estão ordenadas em três etapas sequenciais: inventário, tratamento e acondicionamento dos objetos fotográficos. O acervo é formado por aproximadamente dezessete mil fotografias, que podem ser divididas em três tipos de objeto: ampliações de fotografias tradicionais (SOUZA E SILVA, 2011), negativos fotográficos e fotografias digitais. Com base em uma bibliografia crítica à secundarização das fotografias nas práticas museológicas tradicionais dos museus de arqueologia e etnologia (EDWARDS, 2001, 2019), que priorizam a musealização dos objetos de outra natureza (cerâmicos, líticos, têxteis, etc.) em detrimento das fotografias, é discutida neste trabalho a importância da patrimonialização e das ações de salvaguarda e comunicação orientadas para esse tipo de acervo. Dessa forma, a análise dos materiais fotográficos é orientada pela sua performatividade material (MORTON, 2018) e participação ativa no ecossistema (EDWARDS, 2019) dos museus. Assumindo que a fotografia também possui qualidades documentais, conclui-se que a hibridização entre diretrizes museológicas e arquivísticas na gestão de acervos fotográficos pode ser um caminho frutífero para a curadoria de coleções fotográficas produzidas por cientistas em suas pesquisas de campo.
Título en inglés
Images of the Asurini do Xingu people: Curating the photographic collection of an indigenous Amazonian people
Palabras clave en inglés
Asuriní do Xingu
Collection
Curating
Materiality
Photography
Resumen en inglés
This project consists on the presentation of a theoretical and methodological propositions for curating the photographic collection produced by Professor Fabíola Andréa Silva, from the Museum of Archeology and Ethnology of the University of São Paulo (MAEUSP), on the context of the accomplished research, since the 1990s, with the Asuriní do Xingu indigenous people. In this research, curating is understood as an operative chain of safeguarding and communication procedures (BRUNO, 2008), so that curatorial actions are organized into three sequential stages: inventory, treatment and repository of the photographic objects. The collection encompass, approximately, seventeen thousand photographs, which can be divided into three types of objects: traditional photographs (SOUZA E SILVA, 2011), negatives-photographics and digital photographs. Based on a critical bibliography on the secondaryization of photographs in the traditional museological practices of archeology and ethnology museums (EDWARDS, 2001, 2019), which prioritize the musealization of objects (ceramic, lithic, textile, etc.) obtained in field research in detriment of photographs. This work discusses the importance of patrimonialization, safeguarding and communication actions aimed at this type of collection. Thus, the analysis of photographic materials is guided by their material performance (MORTON, 2018) and active participation in the ecosystem (EDWARDS, 2019) of museums. Assuming that photography also has documentary qualities, it is concluded that the hybridization between museological and archival guidelines in the management of photographic collections can be a fruitful path for curating photographic collections produced by scientists in their field research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-12-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.