• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2019.tde-08112019-162112
Document
Auteur
Nom complet
Denyse Emerich
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Cury, Marília Xavier (Président)
Nunes, Lilian do Amaral
Reca, Maria Marta
Titre en portugais
Formação de educadores de museus para exposições antropológicas: perspectivas contemporâneas e descolonização
Mots-clés en portugais
Arte Indígena
Educação em Museus
Exposição antropológica
Formação
Mostra do Redescobrimento
Resumé en portugais
A proposta desta pesquisa é refletir sobre a formação recebida pelos educadores que atuam em exposições. O ponto de partida é a formação da equipe de educadores da Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500, em 2000, centrando-se no módulo Artes Indígenas. O projeto de educação da Mostra foi concebido para receber grande número e diversidade de público e preparado com ações de educação e materiais pedagógicos direcionados a públicos distintos. A pesquisa apresenta as diretrizes teóricas e metodológicas adotadas no Projeto Monitoria, para preparar os educadores que interagiram com o público. Em seguida, levanta pontos sobre o papel dos museus e sua participação social na atualidade, a partir dos desafios da educação museal, com destaque para a formação de equipes educativas e diálogo entre a museologia e a antropologia.
Titre en anglais
Training of educators in museums for anthropological exhibitions: contemporary perspectives and decolonization.
Mots-clés en anglais
Anthropological exhibition
Education in museums
Indigenous arts.
Rediscovery exhibition
Training
Resumé en anglais
The purpose of this research is to reflect on the training received by educators working in exhibitions. Its starting point is the training of the museum education staff for the "Mostra do Redescobrimento - Brasil + 500", in 2000, focusing on the module Indigenous Art. The Mostra education project was designed to receive an abundance and diversity of public, and developed with educational actions and pedagogical materials aimed at varied audiences. In this scenario, the research introduces the theoretical and methodological guidelines implemented in the "Projeto Monitoria" to train the educators interacting with the public. It then raises points about the role of museums and their current social participation, based on the challenges of museum education, focusing on the training of educational teams and the dialogue between museology and anthropology.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Libération
2021-11-07
Date de Publication
2019-11-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.