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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2018.tde-06112017-155502
Documento
Autor
Nome completo
Claudia Vendramini Reis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Costa, Helouise Lima (Presidente)
Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
Fazzolari, Cláudia
Título em português
Um museu está desaparecendo em São Paulo. A trajetória do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima
Palavras-chave em português
Coleção Rossini
Cultura popular
Folclore
Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima
Política Cultural
Resumo em português
Esta dissertação parte da incerteza quanto ao futuro da Coleção Rossini que atualmente encontra-se sob a guarda da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e indisponível para pesquisa. Diante dessa situação buscou-se realizar uma revisão do Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima desde 1947, quando a coleção começou a ser formada, até 2010, ano de sua transferência para o Pavilhão das Culturas Brasileiras. O objetivo é identificar os momentos-chave de mudança na política institucional, bem como os seus impactos na salvaguarda e no uso social da Coleção Rossini, de modo a contribuir para uma reflexão crítica acerca do processo que levou à atual situação. Ao longo desse período a coleção passou da esfera privada à esfera pública, o que confere características peculiares à sua história, colocando-a como testemunha da instabilidade das políticas culturais do Estado. Do ponto de vista das fontes, essa dissertação baseia-se na história oral e no levantamento de matérias publicadas na grande imprensa, visando cobrir lacunas e esclarecer pontos obscuros da história institucional, que de outro modo não poderiam ter sido problematizados. A pesquisa realizada aponta para a proeminência de Rossini Tavares de Lima nos debates sobre as culturas populares e tradicionais no Brasil e constata a ampla difusão do tema na imprensa entre as décadas de 1940 e 1960. Confirmou-se, ainda, a existência de disputas entre folcloristas e cientistas sociais pela constituição de um campo de saber específico para o estudo das culturas populares, como indicado pela bibliografia. Por fim, revela-se o potencial questionador desse tipo de coleção em relação às narrativas hegemônicas no campo do patrimônio e da constituição da memória da cultura brasileira.
Título em inglês
A museum is disappearing in São Paulo The Trajectory of the Rossini Tavares Folklore Museum of Lima
Palavras-chave em inglês
Coleção Rossini
Cultural policy
Folklore
Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima
Popular culture
Resumo em inglês
This dissertation departs from the uncertainty regarding the future of Coleção Rossini [Rossini Collection], which at the moment is under care of São Paulo City Cultural Secretary, and is unavailable for research. In the face of this limitation, the proposal was to make a revision of the Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima [Rossini Tavares de Lima Folklore Museum] from 1947, when this collection started to be assembled, until 2010, the year of its transference to the Pavilhão das Culturas Brasileiras [Brazilian Cultures Pavilion]. The purpose here is to identify key-moments of change in the institutional policy, as well as their impacts on the protection and the social use of the Rossini Collection, in a way that contributes to a critical reflection on the process that led to the current situation. Through this period the collection passed from private to public domain, what granted it particular features related to its history, placing it as a testimony of the instability of state cultural policies. As for the sources, this dissertation is based on oral history and on a survey of stories published in the mainstream media, aiming at filling gaps and shedding light on obscure points of the institutional history, which otherwise would not be problematized. The accomplished research pointed to Rossini Tavares de Lima's prominence on debates around traditional and popular cultures in Brazil, and verified the widespread diffusion of this subject in the press between the 1940s and 1960s. It has also been confirmed the existence of a dispute between folklorists and social scientists over the constitution of a field of knowledge specialized in the study of popular cultures, as the bibliography suggests. Finally, it reveals the questioning potential of this kind of collection toward the hegemonic narratives in the fields of heritage and the constitution of the memory of Brazilian culture.
 
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Data de Publicação
2018-01-15
 
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