• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Fioretti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Landim, Maria Isabel Pinto Ferreira (Presidente)
Brandão, Carlos Roberto Ferreira
Possamai, Zita Rosane
Título en portugués
A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
Palabras clave en portugués
Coleções de História Natural
Coleções escolares
Curadoria
História das coleções
Museologia
Resumen en portugués
O estudo de coleções escolares é extremamente importante para a museologia, pois permite compreender seu papel educativo, assim como as práticas museológicas aplicadas a esses acervos em contexto histórico. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender e narrar a trajetória da coleção de História Natural do colégio Dante Alighieri a partir de registros documentais buscando compreender seu tratamento museológico, incluindo a dimensão espacial e os papéis da coleção sob as diferentes visões de seus curadores ao longo do tempo. A metodologia contemplou análise documental, por meio de relatórios, fotografias e entrevistas. Os resultados possibilitaram constatar que, em sua origem, em 1913, a coleção se encontrava distribuída nas salas de aula, indicando sua finalidade didática. Na década de 1940, abrigados no Laboratório de História Natural, os exemplares passaram a receber tratamento museológico mais sofisticado. A partir de sua transferência para outro local, dentro da escola, específico para abrigo e exposição, em meados da década de 1990, iniciou-se uma maior profissionalização dos trabalhos curatoriais. Aos poucos, a coleção foi assumindo seu papel na comunicação museológica de uma forma mais abrangente, estabelecendo-se como Museu de História Natural em 2011. A preservação do acervo e sua expansão, assumindo novas funções, reflete a importância atribuída a ele pela instituição escolar e pelos diferentes tratamentos museológicos de seus curadores, ao decorrer de quase um século, resultando na sua apropriação como patrimônio pela comunidade escolar e pela cidade de São Paulo.
Título en inglés
The Natural History collection of Colégio Dante Alighieri: a museological trajectory.
Palabras clave en inglés
Curation
History of the collections
Museology
Natural history collection
School collections
Resumen en inglés
The study of school collections is extremely important for Museology because it allows us to understand their educational role, as well as museological practices applied to these collections in a historical context. Therefore, this work has as its objective, to understand and narrate the trajectory of the natural history collection of the Dante Alighieri School from documentary records seeking to understand its museological treatment, including the spatial dimension and the parents of the collection on the different views of its curators through time. The methodology contemplated documentary analysis, through reports, photographs, and interviews. The results made it possible to verify that in its origin, in 1913, the collection was distributed in classrooms, indicating its didactic purpose. In the 1940s, sheltered in the Natural History Laboratory, the specimen passed to receive more sophisticated museological treatment. From its transfer to another location, within the school, specifically for shelter and exhibition, in the middle of 1990, a greater professionalization of two curatorial jobs began. Gradually, the collection, was assuming its role in museological communication in a broader way, establishing itself as the Museum of Natural History in 2011. The preservation of the collection and its expansion, assuming new functions, reflect the importance attributed to it by the school institution and the different museological treatments of its curators, over the course of a century, resulting in its appropriation as heritage by the school community and the city of São Paulo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-08-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.