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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2021.tde-03122021-115957
Documento
Autor
Nome completo
André Luís Maragno
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rizzutto, Marcia de Almeida (Presidente)
Elias, Isis Baldini
Rizzo, Marcia de Mathias
Título em português
Caracterização de Polímeros Sintéticos Através de Exames Elementares e Composicionais no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP  
Palavras-chave em português
Conservação e Restauração; Ciência da Conservação; Arte Contemporânea; Polímeros; Diagnóstico; Análises não destrutivas; MAC-USP
Resumo em português
Ao longo das duas últimas décadas, o estudo da conservação de plásticos tornou-se uma preocupação crescente para museus e ambientes culturais. Desde então, o trabalho desenvolvido por diversos países na Europa e América do Norte constituiu diversos protocolos de identificação de materiais poliméricos e tratamento de obras e acervos. Nesse sentido, o estudo de polímeros sintéticos através de exames físicos e químicos nas obras pertencentes ao acervo de arte contemporânea do Museu de Arte Contemporânea da USP MAC procura se basear nos mesmos protocolos. Busca-se, através de análise técnico-científica in situ estudar três obras selecionadas confeccionadas com material polimérico do acervo: "Ci-da-da-ci-da-de-ci", de Erika Steinberger (1970), sem título, de Sérgio Romagnolo (1992) e Lucciola, de Marco Lodola (2005). Através de exames técnico-científico, pode-se obter informações dos materiais constituintes destas obras (pigmentos, tipo de polímero, etc), ampliar o conhecimento sobre seu envelhecimento e possíveis deteriorações e assim sugerir melhores técnicas de preservação do patrimônio cultural. Ao pesquisar esses objetos e seus materiais através de exames elementares e composicionais, em especial utilizando as técnicas de Espectrometria com Infravermelho (IR) por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia Raman, Fluorescência de Raios X por Dispersão de Energia (ED-XRF ou FRX-DE) e Espectroscopia de Refletância de Fibra Óptica (FORS), pode-se acrescentar registros técnicos-científicos na contextualização dos materiais empregados na arte contemporânea, bem como estreitar as discussões de degradação dos materiais na arte contemporânea musealizada. Por outro lado, partindo do entrelaçamento da história da arte contemporânea, suas poéticas visuais e seus acervos em especial o acervo do MAC USP com novas relações entre materiais e técnicas analíticas, procurar-se-á reforçar a necessidade que a Ciência da Conservação possui na identificação e o estudo desses materiais, no sentido de proporcionar uma melhor salvaguarda do patrimônio e dessa cultura material contemporânea, bem como de estabelecer melhor referência dos polímeros sintéticos utilizados junto à catalogação dessas obras, disseminando novos conhecimentos para a manutenção de um dos acervos contemporâneos mais importantes do país.
Título em inglês
Elementary and Compositional Examination in the Collection of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo MAC USP
Palavras-chave em inglês
Conservation and Restoration; Conservation Science; Contemporary art; Polymers; Diagnosis; Non-destructive analysis; MAC-USP
Resumo em inglês
Over the past two decades, the study of plastics conservation has become a growing concern for museums and cultural environments. Since then, the work developed by several countries in Europe and North America has constituted several protocols for the identification of polymeric materials and treatment of works and collections. In this sense, the study of synthetic polymers through physical and chemical examinations in works belonging to the contemporary art collection of the Museum of Contemporary Art at USP MAC seeks to be based on the same protocols.It seeks, through technical-scientific analysis in situ, to study three selected works made with polymeric material from the collection: "Ci-da-da-ci-da-de-ci", by Erika Steinberger (1970), untitled , by Sérgio Romagnolo (1992) and Lucciola, by Marco Lodola (2005). Through examinations, it is possible to obtain information on the materials that make up these works (pigments, type of polymer, etc.), expand knowledge about their aging and possible deterioration and thus improve techniques for preserving cultural heritage. When researching these objects and their materials through examinations of, elementary and compositional examinations, especially using the techniques of Fourier Transform Infrared (IR) Spectrometry (FTIR), Raman Spectroscopy, Ray Fluorescence X by Energy Dispersion (ED-XRF or FRX-DE) and fiber optic reflectance spectroscopy (FORS), technical-scientific records can be added in the contextualization of materials used in contemporary art, as well as narrowing the discussions of material degradation in contemporary musealized art. On the other hand, starting from the intertwining of the history of contemporary art, its visual poetics and its collections - in particular the MAC USP collection - with new relationships between materials and analytical techniques, we will try to reinforce the need that Science of Conservation has in the identification and study of these materials, in order to provide a better safeguard of the heritage and of this contemporary material culture, as well as to establish a better reference of the synthetic polymers used in the cataloging of these works, disseminating new knowledge for the maintenance of one of the most important contemporary collections in the country.
 
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Data de Publicação
2021-12-13
 
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