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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-30012024-112235
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Fernandes Minaré
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Tavares, Jeferson Cristiano (Presidente)
Catelan, Márcio José
Chiquito, Elisângela de Almeida
Negrelos, Eulalia Portela
Título em português
Infraestrutura e planejamento no processo de urbanização de Uberaba-MG
Palavras-chave em português
centralidade
dispersão urbana
infraestrutura urbana
planos diretores
Uberaba
Resumo em português
O objetivo da presente dissertação é analisar a relação entre o crescimento do tecido urbano e a provisão de infraestrutura em Uberaba-MG. A questão central é compreender se em um município de porte médio e de importância regional, a dispersão urbana rompe o modelo monocêntrico e promove uma cidade policêntrica. O período de análise está delimitado pelas décadas de 1990 e 2020, com foco nas principais ações planejadoras que caracterizam as políticas públicas do século XX. Dessa maneira, o método adotado baseia-se na análise histórica, orientada pelas ações estatais de investimentos e planejamento. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas, empíricas e análise de fontes primárias. Os objetos de análise são a provisão de infraestrutura ferroviária, viária e rodoviária, os planos diretores, leis de zoneamento, definições do perímetro urbano e regulações de instrumentos urbanísticos. Os resultados comprovam que o processo de expansão urbana de Uberaba está relacionado, em certa medida, a fatores urbanos e regionais derivados da sua localização no entroncamento de rodovias que a interligam aos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo e a sua hierarquia na rede urbana, como um importante centro regional do Triângulo Mineiro. Tendo em vista a relevância das dinâmicas regionais, a pesquisa foi realizada a partir de uma análise interescalar, que demonstrou a recíproca influência que as escalas urbana e regional apresentam entre si e, juntas, alteram a estrutura do tecido urbano. Quanto à provisão de infraestrutura viária, ferroviária, rodoviária e de drenagem, observa-se que estas antecedem os investimentos habitacionais, comerciais, administrativos e de serviços. E, conclusivamente, as análises confirmam que há um recente processo de dispersão urbana, mas que este não ocorre de maneira policêntrica e sim por meio da profusão e consolidação de novos setores, predominantemente monofuncionais, que ampliam a dependência dos novos loteamentos em relação ao centro e transformam infraestruturas regionais em equipamentos de uso cotidiano.
Título em inglês
Infrastructure and urban planning in the urbanization process of Uberaba-MG
Palavras-chave em inglês
centrality
master plans
Uberaba
urban infrastructure
urban sprawl
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation is to analyze the relationship between the growth of the urban fabric and the provision of infrastructure in Uberaba-MG. The central question is to comprehend if in a medium size city, that has a regional relevance, the urban dispersion tears the monocentric pattern and promotes a polycentric city. The period of analysis is delimited by the 1990s and 2020s, focusing on the main planning actions that characterize public policies of the twentieth century. Thus, the method adopted is based on historical analysis, guided by state investment and planning actions. Also, empirical and bibliographical researches were carried out, along with analysis of primary sources. The objects of analysis are the provision of railway, road and highway infrastructure, master plans, zoning laws, definitions of urban perimeter and regulation of urban instruments. The results prove that the urban expansion process of Uberaba is related, to a certain extent, to urban and regional factors consequents of its location at the junction of highways that connect it to the states of Goiás, Mato Grosso do Sul and São Paulo and to its hierarchy in the urban chain, as an important regional centre of Triângulo Mineiro. In view of the relevance of the regional dynamics, the research was carried out from an inter-scale analysis, which demonstrated the reciprocal influence that the urban and regional scales have on each other and, together, alter the structure of the urban fabric. As regards the provision of road, railroad, highway and drainage infrastructure, it was observed that these precede housing, commercial, administrative and service investments. And, conclusively, the analyses confirm that there is a recent process of urban dispersion, although it does not occur in a polycentric way, but through the profusion and consolidation of new sectors, predominantly mono-functional, which increase the dependence between new allotments and the center and transform regional infrastructures into equipment for everyday use.
 
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Data de Publicação
2024-02-21
 
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