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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-30012020-114938
Documento
Autor
Nombre completo
Jessica Aline Tardivo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2019
Director
Tribunal
Pratschke, Anja (Presidente)
Bizelli, Jose Luiz
Cabral, Renata Campello
Cerávolo, Ana Lúcia
Corato, Aline Coelho Sanches
Vizioli, Simone Helena Tanoue
Título en portugués
Educação, memória e cidade: observação e registro cognitivo da paisagem cultural
Palabras clave en portugués
Cidade
Conversação
Educação
Leituras
Memória
Paisagem Cultural
Patrimônio
Percepção
Registro
Resumen en portugués
Buscando costurar caminhos interdisciplinares que permitam transitar entre os estudos teóricos e as atividades práticas, os objetivos deste trabalho são: (1) reconhecer as particularidades da paisagem cultural de um lugar; (2) instaurar diálogos sobre a preservação da memória e do patrimônio; e (3) evidenciar possibilidades de formação cultural. A partir desses objetivos, a Tese de doutorado foi estruturada em duas Partes: Leituras, que discorrem sobre a construção teórica, e Registros, que descrevem as etapas de trabalho em campo. Especificamente, na parte 1, Leituras, formada por três capítulos, o estudo se dispõe a compreender a formação e o registro da percepção acerca da cidade e do seu patrimônio, as abordagens e políticas para educação cultural e as possibilidades de uso de meios e recursos digitais para ambos os processos. A parte 2, Registros, apresenta a metodologia, a estruturação, a aplicação e a análise de uma estratégia educativa, elaborada para a observação e mapeamento cognitivo da cidade. Implementada de forma experimental em Brotas, interior do estado de São Paulo, e aplicada entre vinte alunos do ensino fundamental, a estratégia educativa foi baseada, especialmente, nos conceitos da Teoria da Conversação e nas etapas de Educação Patrimonial. O experimento, denominado Olhares de Brotas, permitiu reconhecer o valor histórico, estético e cultural do lugar por meio da comunicação e da partilha de saberes entre os alunos participantes, os moradores da cidade e um grupo de pesquisadores do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A troca de saberes direcionou a produção de representações gráficas digitais e textuais da paisagem cultural, que narraram de forma sensível a percepção de cada aluno sobre Brotas. Observou-se que as representações, quando expostas no espaço público, despertaram a memória afetiva dos moradores e construíram uma ponte de reflexões sobre o cuidado e a preservação do lugar.
Título en inglés
Education, memory and city: observation and cognitive record of the cultural landscape
Palabras clave en inglés
City
Conversation
Cultural landscape
Education
Heritage
Memory
Perception
Registries
Resumen en inglés
Search Aiming to sew interdisciplinary paths that allow the transition between theoretical studies and practical activities, the goals of this work are (1) to recognize the particularities of the cultural landscape of a place, (2) to establish dialogues about the preservation of memory and heritage, and (3) include possibilities for cultural formation. The Phd Thesis was divided into two Parts: Readings, which discuss the theoretical construction, and Records, which describing the stages of fieldwork. Specifically, in Part 1, Readings, consisting of three chapters, the study is designed to understand: the formation and recording of perception about the city and its heritage; approaches and policies for cultural education; and the possibilities of using digital media and resources for both processes. Part 2, Records, presents the methodology, structure, application and analysis of an educational strategy designed for the observation and cognitive mapping of the city. Experimentally implemented in Brotas, in the interior of the state of São Paulo, and applied to twenty elementary students, the educational strategy was based especially on the concepts of Conversation Theory and in the stages of Heritage Education. The experiment Olhares de Brotas allowed to recognize the historical, aesthetic and cultural value of the place, through communication and sharing of knowledge between the participating students, the city residents and a group of researchers from the Institute of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo. This exchange of knowledge directed the production of digital and textual graphical representations of the cultural landscape, which narrated sensitively the perception of each student about Brotas. These representations, when exposed in the public space aroused the affective memory of the residents and build a bridge of reflections on the care and preservation of the place.
 
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Fecha de Publicación
2020-02-04
 
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