• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-27022024-120954
Documento
Autor
Nome completo
Raphaela Vilela Eiras e Paiva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Vizioli, Simone Helena Tanoue (Presidente)
Ferreira, Thiago Lopes
Marcos, Valeria de
Soares, Letícia Perani
Título em português
#DE_MORAR, interface lúdica de arquitetura para educação do campo: uma experiência na Zona da Mata de Minas Gerais.
Palavras-chave em português
autonomia
campesinato
educação
habitação
jogos
Resumo em português
Esta dissertação investiga os processos pedagógicos de formação de jovens das Escolas Família Agrícola da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio da utilização de interfaces lúdicas como plataformas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem. A humanidade se transformou em uma força de dimensão geológica, capaz de alterar o equilíbrio do planeta e imprimir sua marca no estrato terrestre, o que faz com que mudanças no modo de vida hegemônico sejam necessárias e urgentes. O campesinato têm um grande potencial de se organizarem e vivenciarem relações econômicas, sociais e ambientais contra-hegemônicas. A agroecologia e a Educação do Campo se constituem como alternativas reais, viáveis, e já em andamento, para um desenvolvimento sustentável de fato. Como as(os) arquitetas(os) podem atuar a partir desse contexto? Uma das possibilidades é a atuação alinhada com os princípios da educação popular. Profissionais da arquitetura têm utilizado elementos lúdicos como ferramentas de diálogo, de democratização de conhecimentos e de materialização de processos que geram autonomia e emancipação. A pesquisa partiu da hipótese de que a interface lúdica #de_morar é uma ferramenta que pode contribuir para aprimorar a percepção espacial das e dos jogadores e a sua capacidade de perceber e comunicar suas necessidades e desejos em relação ao espaço habitacional através da prática adquirida na resolução de desafios hipotéticos ancorados na realidade. Os resultados se mostraram favoráveis e abrem caminho para uma aproximação ainda maior das arquitetas e dos arquitetos e urbanistas com as camponesas e os camponeses, especialmente com a juventude do campo.
Título em inglês
#DE_MORAR: playful interface of architecture for field education: an experience at Zona da Mata of Minas Gerais
Palavras-chave em inglês
autonomy
education
games
housing
peasantry
Resumo em inglês
This dissertation investigates the pedagogical processes involved in training young people from Agricultural Family Schools (Escolas Família Agrícola) in the Zona da Mata of Minas Gerais (Brazil) through the use of ludic interfaces as pedagogical platforms in the teachinglearning process. Humanity has transformed itself into a force of geological dimension, capable of altering the planet`s balance and leaving its mark on the terrestrial stratum. This transformation necessitates urgent changes in the hegemonic way of life. Peasants have great potential to organize and experience counter-hegemonic economic, social, and environmental relations. Agroecology and Rural Education constitute genuine viable alternatives, that are already in progress towards truly sustainable development. How can the architect act within this context? One possibility is for architects to align with the principles of popular education. Architects have employed playful elements as tools for dialogue, democratization of knowledge, and materialization of processes that generate autonomy and emancipation. This research began with the hypothesis that the ludic interface #de_morar is a tool that can contribute to improving the spatial perception of the players and their ability to perceive and communicate their needs and desires regarding living space through the practice acquired in solving hypothetical challenges anchored in reality. The results were favorable, paving the way for an even closer relationship between peasants, architects, and urban planners, especially with rural youth.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.