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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-25072023-161202
Documento
Autor
Nome completo
Marília Gaspar de Souza Lima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Tavares, Jeferson Cristiano (Presidente)
Alves, Manoel Antonio Lopes Rodrigues
Beloto, Gislaine Elizete
Trevisan, Ricardo
Título em português
Rodovia e cidade: a rodovia BR-262 em Minas Gerais e seus aspectos urbano-regionais
Palavras-chave em português
Dispersão Urbana
Eixos
Metropolização
Regionalização
Rodovia
Resumo em português
Esta dissertação busca compreender a relação da rodovia BR-262 com as cidades ao longo do seu trajeto no estado de Minas Gerais e mensurar sua contribuição para o processo de metropolização e de dispersão urbana dos municípios. Nessa perspectiva, apoiou-se em base metodológica qualitativa e histórica e as análises utilizaram os conceitos de regionalização (IBGE, 2018), metropolização (LENCIONI, 2013) e dispersão urbana (REIS FILHO, 2006) e a definição de Eixos de Pierre Pottier (1963). A pesquisa apresenta a concepção da estrada, presente desde os planos de viação nacionais e estaduais (de 1835), até sua conclusão em 1970. São verificadas as relações regionais no estado de Minas Gerais e sua importância na acentuação do contraste de seu desenvolvimento. Foram aprofundados estudos sobre o impacto da rodovia no desenvolvimento urbano dos municípios de Uberaba, Campo Florido, Nova Serrana e Betim a partir dos investimentos proporcionados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, entre 2009 e 2015. Assim, foi possível avaliar a relação entre os investimentos rodoviários em diferentes contextos (metropolitano conurbado, de cidades de pequeno e médio porte, capital estadual e centro mesorregional) e compreender como os melhoramentos rodoviários correlacionam-se com o espraiamento do tecido urbano e com a intensificação de fluxos entre as cidades. Conclusivamente, é possível afirmar que o atual contexto de urbanização implica no entendimento da superação do papel exclusivamente regional da rodovia e que essa infraestrutura tem absorvido fluxos da dinâmica urbana, bem como tem interferido neles. Esses resultados são mais visíveis pela falta de integração entre as políticas públicas de diferentes escalas de planejamento, o que acentua relações conflituosas entre a rodovia e as cidades.
Título em inglês
Highway and city: the BR-262 highway in Minas Gerais and its urban-regional aspects
Palavras-chave em inglês
Axes
Highway
Metropolization
Regionalization
Urban Sprawl
Resumo em inglês
This dissertation seeks to understand the relation between the BR-262 highway and the cities along its route in the state of Minas Gerais, Brazil, and measure its contribution to the process of metropolitanization and urban sprawl of the municipalities. In this perspective, it relied on qualitative and historical methodological basis, and the analysis used the concepts of regionalization (IBGE, 2018), metropolitanization (LENCIONI, 2013), urban sprawl (REIS FILHO, 2006), and the definition of Pierre Pottier's Axis (1963). The research presents the conception of the road, from the national and state road plans (since 1835) to its completion in 1970. It examines the regional relations in the state of Minas Gerais and their importance in accentuating the contrast in its development. In-depth studies were conducted on the impact of the highway on the urban development of the municipalities of Uberaba, Campo Florido, Nova Serrana, and Betim, based on investments provided by the PAC (Growth Acceleration Program) between 2009 and 2015. Thus, it was possible to evaluate the relationship between road investments in different contexts (metropolitan, small and medium-sized cities, state capital, and mesoregional center) and understand how road improvements correlate with urban sprawl and the intensification of flows between cities. In conclusion, it can be stated that the current urbanization context implies understanding the overcoming of the exclusively regional role of the highway and that this infrastructure has absorbed flows from urban dynamics, as well as interfered with them. These results are more visible due to the lack of integration between public policies at different planning scales, which accentuates conflicting relations between the highway and the cities.
 
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Data de Publicação
2023-07-26
 
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