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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2020.tde-23112020-201517
Documento
Autor
Nombre completo
Miranda Zamberlan Nedel
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Buzzar, Miguel Antonio (Presidente)
Catini, Carolina de Roig
Rizek, Cibele Saliba
Velloso, Rita de Cássia Lucena
Título en portugués
Educação em disputa: tessituras comuns entre escolas públicas periféricas da Região Metropolitana de São Paulo e de Île-de-France frente aos avanços neoliberais
Palabras clave en portugués
Avanço neoliberal na educação
Edifícios escolares
Políticas públicas
Processos urbanos metropolitanos
Programas pedagógicos
Resumen en portugués
Realiza-se um estudo a respeito da concretização das políticas públicas de educação em regiões metropolitanas periféricas em dois contextos distintos, porém interrelacionáveis: Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) (Brasil) e Île-de-France (França), a partir do entendimento de que a escola pública nas periferias explicita a condição limítrofe em que se encontra a educação, entre direito e mercadoria. Escolas e seus espaços constituem os casos a serem estudados, sendo quatro estudos de caso da RMSP (dois produzidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, e dois Centros Educacionais Unificados, CEU, em São Paulo) e dois estudos de caso em Île-de-France (um produzido pela Société d'Aménagement et dÉquipement de la Région Parisienne, SAERP atual Île-de-France Construction Durable e outro resultante do Plan Exceptionnel dInvestissement pour les collégiens de Seine-Saint-Denis, PEI). O recorte inicial do estudo fixa-se em 2003, com distintas expressões nos dois países: na RMSP demarca a fecundidade da produção escolar pública de caráter universal, democrático e social, devido à produção dos CEU e renovada produção da FDE, a partir de alterações realizadas por parte da Secretaria de Estado da Educação; já em Île-de-France demarca um conjunto de manifestações populares relativas à educação nacional e a publicação do livro de Christian Laval, L'école n'est pas une entreprise, expressão da identificação do avanço neoliberal no sistema educacional público francês, visto que representativo de uma inversão da preponderância da dimensão social da escola em relação à dimensão econômica. A pesquisa desenvolve-se nas seguintes escalas de análise: entre projetos arquitetônicos e apropriações reais, entre concepções pedagógicas e arquitetônicas de políticas públicas distintas e entre escolas de periferias metropolitanas de São Paulo e Île-de-France, a partir do pressuposto comum do avanço da concepção neoliberal mercadológica e, também, privatizante no campo das políticas públicas de educação. Por meio dos estudos de caso problematiza-se o papel social da arquitetura escolar frente às transformações na educação nos recortes estudados e, de modo ampliado, face ao que se infere constituir um projeto neoliberal de educação mundial, para o qual concorrem as influências de importantes organizações supranacionais. O entendimento da escola como agente de construção de cidade e geração de territorialidades ilumina o trabalho, de modo a analisar, no conjunto de escolas representativas de políticas distintas, os processos de produção de territorialidades acionados, renovados e esvaziados pelas políticas públicas educacionais e pela interferência da dimensão pública nessas políticas, verificando os diálogos e relações entre política educacional, ensino, espaço arquitetônico e cidade.
Título en inglés
Education in dispute: Common trials between peripheral public schools in the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) and Île-de-France in face of neoliberal advances
Palabras clave en inglés
Metropolitan urban processes
Neoliberal advance in education
Pedagogical programs
Public policies
School buildings
Resumen en inglés
A study is carried out regarding the implementation of public education policies in peripheral metropolitan regions in two distinct, but interrelated contexts: Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) (Brazil) and Île-de-France (France) based on the understanding that the public school in the peripheries exposes the borderline condition in which education is found, between right and merchandise. Schools and their spaces constitute the cases to be studied, with four case studies from the RMSP (two produced by the Foundation for the Development of Education, FDE, and two Unified Educational Centers, CEU, in São Paulo) and two case studies in Île-de-France (one produced by Société d'Aménagement et d'Équipement de la Région Parisienne, SAERP currently Île-de-France Construction Durable and another resulting from the Plan Exceptionnel d'Investissement pour les collégiens de Seine-Saint- Denis, PEI). The initial study outline is established in 2003, with different expressions in the two countries: in the RMSP it marks the fertility of public school production of a universal, democratic and social character, due to the CEU production and renewed FDE production, based on changes carried out by the State Department of Education; in Île-de-France, it demarcates a series of popular events related to national education and the publication of Christian Laval's book, L'école n'est pas une entreprise, an expression of the identification of the neoliberal advance in the French public educational system, since it is representative of an inversion of the preponderance of the social dimension of the school in relation to the economic dimension. The research is developed in the following scales of analysis: between architectural projects and real appropriations, between pedagogical and architectural conceptions of different public policies and between schools in the metropolitan peripheries of São Paulo and Île-de-France, based on the common assumption of advancement of the neoliberal marketing and privatizing conceptions in the field of public education policies. Through the case studies, the social role of school architecture is problematized before the transformations in education in the studied sections and, in a broader way, before what appears to be a neoliberal world education project, to which concur the influences of important supranational organizations. The understanding of the school as an agent for the construction of cities and the generation of territorialities illuminates the work, in order to analyze, in the set of schools representing different policies, the territoriality production processes triggered, renewed and emptied by public educational policies and by interference of the public dimension in these policies, verifying the dialogues and relations between educational policy, teaching, architectural space and the city.
 
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Fecha de Publicación
2020-12-03
 
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