• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2020.tde-23112020-173325
Documento
Autor
Nombre completo
Alex de Carvalho Matos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Trajano Filho, Francisco Sales (Presidente)
Lira, José Tavares Correia de
Rizek, Cibele Saliba
Velloso, Rita de Cássia Lucena
Título en portugués
O espelho de Constant: vanguarda, alteridade e projeto moderno
Palabras clave en portugués
Alteridade
Pós-guerra
Projeto moderno
Regimes de historicidade
Vanguarda
Resumen en portugués
Consagrado como expoente do grupo CoBrA, dissidente situacionista e mentor de Nova Babilônia, o artista holandês Aton Constant Nieuwenhuys (1920-2005) investigou terrenos tão vastos quanto a espontaneidade do inconsciente, o ilimitado terreno dos planos de cor, da autonomia da arte construtiva e da completa automação das cadeias produtivas e das tarefas repetitivas do cotidiano, movido pela promessa de transformação da totalidade existente. No entanto, se essa trajetória mobiliza questões que afetam toda a humanidade, e por isso não faltam razões para inscrevê-lo no inventário das grandes utopias, a mesma é circunscrita por antigos circuitos temáticos da historiografia, afeitos a um quadro mais imediato ao qual Constant vinha responder: o pós-guerra e a ascendente sociedade de bem-estar social. Na presente investigação, atravessaremos as fronteiras destes circuitos seguindo os rastros do artista em direção às margens, ali onde ele revisita a criança, o louco, o primitivo e o cigano para reinventar o humano e fornecer a ele uma nova ambiência.
Título en inglés
Constant's mirror: avant-garde, otherness and modern design
Palabras clave en inglés
Avant-garde
Historicity regimes
Modern design
Otherness
Post-war
Resumen en inglés
Consecrated as exponent of the CoBrA group, dissident situationist and mentor of New Babylon, the Dutch artist Aton Constant Nieuwenhuys (1920-2005) investigated areas as vast as the spontaneity of the unconscious, the limitless terrain of the plans of color, the autonomy of constructive art and the complete automation of production chains and repetitive daily tasks, driven by the promise of transformation of the existing totality. However, if this trajectory mobilizes issues that affect the whole of humanity, and for that reason there is no lack of reasons to include it in the inventory of great utopias, it is circumscribed by old thematic circuits of historiography, related to a more immediate picture to which Constant he came to answer: the post-war and rising social welfare society. In the present investigation, we cross the borders of these circuits following the artist's tracks towards the borders, where he revisits the child, the mad, the primitive and the gypsy to reinvent the human and supply him a new ambience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.