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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-22022021-135636
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Julia Stella Martins
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Tramontano, Marcelo Claudio (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Costa, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales
Costa, Luciano Bernardino da
Monzani, Josette Maria Alves de Souza
Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Título en portugués
Entremeios: produzindo imagens em zonas de fronteiras urbanas
Palabras clave en portugués
Centro de São Paulo
Dinâmicas urbanas
Leituras urbanas
Performance Art
Procedimentos metodológicos
Produção de imagem
Zonas de fronteiras
Resumen en portugués
O principal objetivo dessa pesquisa de doutorado foi explorar potencialidades do uso da Performance Art, da fotografia e do audiovisual como procedimentos metodológicos de aproximação, intervenção, leitura e expressão de dinâmicas urbanas. O fazer artístico e o fazer acadêmico fundamentaram a práxis, articulada a partir de uma perspectiva transdisciplinar, onde o trabalho colaborativo foi amplamente estimulado. Os estudos teóricos sobre Zonas de Fronteiras, em diferentes áreas, orientaram os experimentos práticos mediados por câmeras, e contribuíram para entendimentos das relações entre composições entre ambientes concretos e digitais que compõem a identidade urbana contemporânea em âmbito coletivo e individual, presentes nas escalas da cidade e do corpo. Tal conceito permitiu destacar e tensionar zonas de fronteiras entre áreas de conhecimento, linguagens e práticas. Para a arquitetura, esse tipo de experiência permite diversificar e ampliar procedimentos metodológicos para além do uso exclusivo dos métodos tradicionais, à medida que passa a considerar elementos estéticos, criativos e tecnológicos. Foram realizados seis experimentos, um deles, individualmente e os demais, coletivamente. O primeiro trabalho foi realizado individualmente e resultou na série de foto performance, Autorretrato sobre vidro de Lou Granada (2015-2018). Um experimento em fotografia no âmbito da ação "A grande caminhada urbana (2017)" (Big Urban Walk) produziu registros ao longo das bordas da cidade de São Paulo e resultou na série Rastros. Quatro experimentos se relacionaram à realização de narrativas fílmicas, dois dos quais referem-se às edições do projeto Frontier Zones International Summer School (2015 e 2017), e um trata da ação CentroSp (2017). Estes três experimentos foram realizados em ações coletivas, com o grupo de pesquisa Nomads.usp, e resultaram em 25 documentários de curta duração e na criação de um repositório web de acesso público. As gravações foram realizadas, majoritariamente, na região central da cidade de São Paulo. O quarto experimento foi realizado na Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha, resultando em uma performance em vídeo dança, oito documentários de curta duração e uma exposição. A pesquisa concluiu que a produção e uso de imagem auxilia e potencializa leituras de dinâmicas e intervenções urbanas ao diversificar processos e níveis de informações. Tais práticas podem alimentar reflexões e revisões de procedimentos metodológicos em pesquisa e ensino transdisciplinares e plurais, nas áreas que estudam a cidade e suas dinâmicas.
Título en inglés
Intermedia: producing images in urban frontier zones
Palabras clave en inglés
Frontier zones
Image production
Methodological procedures
Performance Art
Sao Paulo central area
Urban dynamics
Urban readings
Resumen en inglés
The main objective of this doctoral research is the exploration of potentialities for the usage of Performance Art, photography and audiovisual media as methodological procedures of approaching, intervening, reading and expressing urban dynamics. This work arises from artistic and academic practices in which both underpin its práxis, a transdisciplinary perspective that strongly encouraged collaborative work. The theoretical studies of Frontier Zones in different knowledge areas guided the practical experiments mediated by cameras. They contributed towards the understanding of relations and compositions between physically real and virtual digital environments. Hybrid environments characterize contemporary urban identity in collective and individual scope and city and body scales. This concept allows us to highlight and emphasize frontier zones between knowledge areas, languages and practices. For architecture, this type of experience enables the diversification and expansion of methodological procedures beyond the exclusive use of traditional methods, as it considers aesthetic, creative and technological elements. There were a total of six experiments, one carried individually and others collectively. An initial self-produced work resulted in a photo performance series, "Lou Granada's Self-Portrait on Glass" (2015-2018), an experiment in photography in the context of the "Big Urban Walk "campaign (2017)", where the pictures were produced along the boundaries of São Paulo city and resulted in the series "Rastros". Four experiments related to the realization of film narratives, two of them refer to Frontier Zones International Summer School project (2015 and 2017) editions and, one of them deals with the CentroSp action (2017). These three experiments were conducted in collaborations with the research group Nomads.usp, and lead to the creation of 25 short documentaries and a publicly accessible web repository. Most of the produced material was about the central area of São Paulo. The fourth experiment was carried out at Leuphana Universität, Lüneburg, Germany and resulted in a video dance performance, eight short documentaries and an exhibition. In its entirety, research supports the conclusion that image production and usage can both assist and enhance urban dynamics readings and interventions by diversifying processes and levels of information. Such practices can contribute to reflections and revisions of methodological procedures in transdisciplinary research and teaching in scientific fields concerned with the matter of cities and urban dynamics.
 
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Fecha de Publicación
2021-02-22
 
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