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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2022.tde-16112022-155254
Documento
Autor
Nome completo
Thiago Pizzo Scatena
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Tavares, Jeferson Cristiano (Presidente)
Leonelli, Gisela Cunha Viana
Moreira, Carolina Margarido
Rizek, Cibele Saliba
Título em português
Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto: formação e conflitos em infraestrutura.
Palavras-chave em português
Aeroporto Leite Lopes
Conflitos
Desenvolvimento urbano e regional
Infraestrutura
Ribeirão Preto
Resumo em português
O objeto desta dissertação é a infraestrutura e sua relação com as questões fundiárias, tomadas pelo estudo do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto - SP por sintetizar relações interescalares de planejamento, sociais, de poder, econômicas e de desenvolvimento. O objetivo foi, a partir de questões contemporâneas da metropolização da cidade brasileira, investigar as origens e percursos da sua formação relacionada ao desenvolvimento urbano e regional. E, como resultado, constrói algumas questões sobre a relação infraestrutura-cidade que estão na base do processo de urbanização que se verifica no século XXI. Devido ao projeto de ampliação e internacionalização do aeroporto, iniciado nos anos 2000, ocorreu um aumento dos conflitos envolvendo a infraestrutura e com sua região, questão de grande relevância para o debate público na cidade. Utiliza-se metodologia baseada em análise e sistematização de fontes primárias, no período entre 1915 e 2022, além de diálogo com bibliografia específica, com emprego de ferramentas conceituais e teóricas, tais como; espaço intra-urbano; eixos estruturantes; conflitos urbanos; metropolização; periferização; e planejamento conflitual. Na primeira parte da dissertação, investiga-se o processo de formação da aviação civil na cidade de Ribeirão Preto, a consolidação do aeroporto no período de 1915 a 1956 e a intermediação, promovida pela elite local, nesta formação, por meio de políticas e ações do Estado nas escalas estadual e nacional. Na sequência, o trabalho revela como a infraestrutura aeroportuária é acionada através do planejamento de Estado, nas escalas municipal e estadual, no período de 1935 a 2022. Por fim, o trabalho analisa os conflitos sociais, ambientais e intra-institucionais relacionados ao projeto de ampliação e internacionalização do aeroporto, entre as décadas de 2000 a 2020, decorrentes do processo de metropolização da região, com especial atenção aos assentamentos precários do seu entorno, que cristalizam décadas de conflitos. A dissertação conclui que os conflitos são resultados do processo histórico de formação do Aeroporto Leite Lopes e da sua relação com o desenvolvimento urbano e regional, e que, atualmente, em um momento histórico de metropolização, o projeto de ampliação e internacionalização acentua tais conflitos, exemplificados na intensificação de reintegrações de posse de assentamentos precários.
Título em inglês
Leite Lopes Airport of Ribeirão Preto - SP: assembly and conflicts in infrastructure
Palavras-chave em inglês
Conflicts
Infrastructure
Leite Lopes Airport
Ribeirão Preto
Urban and regional development
Resumo em inglês
The object of this dissertation is the infrastructure and its relationship with land issues, taken by the study of Leite Lopes Airport in Ribeirão Preto - SP for synthesizing interscale planning, social, power, economic and development relationships. The objective was, from contemporary issues of the metropolization of the Brazilian city, to investigate the origins and paths of its formation related to urban and regional development. And, as a result, it builds some questions about the infrastructure-city relationship that are at the base of the urbanization process that takes place in the 21st century. Due to the airport expansion and internationalization project started in the 2000s, there was an increase in conflicts involving infrastructure and its relationship with urban and regional development, an issue of great relevance for the public debate in the city. Through the analysis of the historical formation of the infrastructure and its relationship with urban and regional development. A methodology based on analysis and systematization of primary sources is used, in the period between 1915 and 2022, in addition to dialogue with specific bibliography, using conceptual and theoretical tools, such as: theory of National Formation; intra-urban space; structuring axes; urban conflicts; metropolization; peripheralization; and conflict planning. In the first part of the dissertation, we investigate the process of formation of civil aviation in the city of Ribeirão Preto, the consolidation of the airport in the period from 1915 to 1956 and the intermediation, promoted by the local elite, in this formation, through policies and actions state at the state and national scales. Subsequently, the work reveals how the airport infrastructure is activated through State planning, at the municipal and state scales, from 1935 to 2022. Finally, the work analyzes the social, environmental and intra-institutional conflicts related to the expansion and internationalization of the airport, between the decades of 2000 to 2020, resulting from the process of metropolization of the region, with special attention to the precarious settlements in its surroundings, which crystallize decades of conflicts. The dissertation concludes that the conflicts are the result of the historical process of formation of the Leite Lopes Airport and its relationship with urban and regional development, and that, currently, in a historic moment of metropolization, the expansion and internationalization project accentuates such conflicts, exemplified in the intensification of repossessions of precarious settlements.
 
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Data de Publicação
2022-11-17
 
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