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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2020.tde-12032020-152620
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Santos Roça
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Tramontano, Marcelo Claudio (Presidente)
Camargo, Camila Moreno de
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Miranda, Suzana Reck
Santos, Fabio Lopes de Souza
Schenk, Luciana Bongiovanni Martins
Título em português
Som e cidade: à escuta de fronteiras em espaços públicos
Palavras-chave em português
Ambiência
Espaço público
Grenoble (França)
São Paulo (SP)
Som
Território
Resumo em português
O doutorado tem como principal objetivo investigar o papel e influência política dos sons em espaços públicos, na constituição de territórios simbólico-culturais, sendo um meio de ação política, consenso e desacordo. Dessa maneira, a pesquisa considera as dimensões sociais e sensoriais junto aos aspectos físicos do espaço, pelo conceito de ambiência. Essa perspectiva privilegia métodos interdisciplinares que unam de forma interdependente a reflexividade entre teoria e prática. A pesquisa teve como hipótese de que o som possui potência estética e política em espaços públicos urbanos, relacionando-se com os mais diversos aspectos da vida social, participando da estruturação da vida urbana. Como métodos, a pesquisa desenvolve de maneira integrativa a revisão bibliográfica, entrevistas, estudo de intervenções sonoras, com o aporte prático da pesquisa, proporcionado pela aplicação de métodos práticos contextualizados, como soundwalk e fonografia nos bairros da República (São Paulo, Brasil) e de Saint Bruno (Grenoble, França), realizando workshops e pesquisas de campo. A pesquisa contribui na leitura, representação e análise das formas de uso de espaços públicos, sobre o estabelecimento de fronteiras entre grupos e indivíduos, considerando os sons como um meio ativo de prática e escuta. Além disso, verificamos que os sons e o entorno sonoro são um meio relevante e adequado para entender a produção de espaços urbanos e espaços públicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas, gestão urbana e projeto de urbanismo.
Título em inglês
The sound and the city: listening to the frontiers in public spaces
Palavras-chave em inglês
Ambiance
Grenoble (France)
Public space
São Paulo (SP)
Sound
Territory
Resumo em inglês
This thesis investigates the role and political influence of sounds in public spaces, in the constitution of symbolic-cultural territories as a means of political action, consensus and disagreement. Thus, the research considers the social and sensory dimensions, along with the physical aspects of space through the concept of ambience. This perspective privileges interdisciplinary methods that interdependently unite the reflexivity between theory and practice. As a hypothesis, we argue that sounds have aesthetic and political power in urban public spaces, being related to the most diverse aspects of social life, participating in the structuring of urban life. As methods, the research integrates literature review, interviews, study of sound interventions, with the support provided by the application of contextualized practical methods, such as soundwalks and phonography in the neighbourhoods of República (São Paulo, Brazil) and Saint Bruno (Grenoble, France), conducting workshops and field research. The research contributes to the reading, representation and analysis of the uses of public spaces, on the establishment of frontiers between groups and individuals, considering sounds as an active means of practice and listening. In addition to this, we found that the sounds and sound environment are a relevant and adequate way to understand the production of urban and public spaces, contributing to the formulation of public policies, urban management and urbanism project.
 
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Data de Publicação
2020-03-13
 
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