• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2020.tde-12032020-145930
Document
Auteur
Nom complet
Leonardo Dimitry Silva Guimarães
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2019
Directeur
Jury
Martins, Carlos Alberto Ferreira (Président)
Anelli, Renato Luiz Sobral
Cappello, Maria Beatriz Camargo
Guerra Neto, Abílio da Silva
Titre en portugais
Ideia, obra e concretude: representações na construção de Goiânia
Mots-clés en portugais
Cidades novas
Goiânia
História urbana
Representações
Resumé en portugais
Sob a perspectiva da construção de Goiânia, a abordagem desta pesquisa propõe compreender como o espaço e suas representações se relacionavam nas leituras da cidade, permeando o engendramento de uma trama discursiva e a consolidação física e simbólica da nova capital de Goiás. Na condição de primeira capital brasileira planejada do século XX, Goiânia derivou de um plano urbanístico envolto na simbologia de modernidade, sempre contraposta aos traços coloniais da antiga capital do estado, Cidade de Goiás. Neste cenário de transição, contudo, o próprio novo núcleo urbano conformava-se de modo paradoxal: ao passo que grandes movimentos atuavam na construção de uma identidade amparada no progresso, a capital goiana transparecia carências próprias de uma cidade nova em vias de estabelecimento no coração do país. Imersa neste contexto de coexistências e identificando a cidade como produto e produtora de representações , a dissertação estabelece um olhar às leituras acerca de Goiânia que, traduzidas e mediadas por imagens que transitavam entre o arcaico e o moderno, seriam capazes de consolidar (ou moldar, conforme as relações de poder) os discursos dialéticos e, numa relação mútua, igualmente reverberariam na conformação e apreensão da cidade. Para subsidiar a análise, o trabalho emprega como fio condutor elementos iconográficos, em especial as fotografias, consideradas como privilegiados suportes de representações urbanas. Apoia-se também na análise da textualidade de publicações e periódicos contemporâneos à construção de Goiânia, bem como relatos de moradores e viajantes, cotejando as múltiplas leituras entre si.
Titre en anglais
Idea, work and concreteness: representations in the construction of Goiânia
Mots-clés en anglais
Goiânia
New cities
Representations
Urban history
Resumé en anglais
From the perspective of the construction of Goiânia, the approach of this research proposes to understand how the space and its representations were related in the interpretations of the city, permeating the arrangement of a discursive tissue and the physical and symbolic consolidation of the new capital of Goiás. As the first planned capital of Brazil in the twentieth century, Goiânia derived from an urban plan shrouded in the symbolism of modernity, always opposed to the colonial features of the old capital of the state, Cidade de Goiás. In this transition scenario, however, the new urban nucleus itself was paradoxical: while large movements were working to build an identity based on progress, the capital of Goiás showed the needs of a new city on the way to establishment in the core of the country. Immersed in this context of coexistences - and identifying the city as a product and producer of representations -, the dissertation establishes a look at the interpretations about Goiânia that, translated and mediated by images that ranged from "archaic" to the modern, would be able to consolidate (or shape, according to the relations of power) the dialectical discourses and, in a mutual relation, would equally reverberate in the conformation and apprehension of the city. In order to subsidize the analysis, the work employs iconographic elements, especially the photographs, considered as privileged supports of urban representations. It also relies on the analysis of the textuality of publications and journals contemporaneous to the construction of Goiânia, as well as accounts of residents and travelers, comparing the multiple interpretations among themselves.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-03-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.