• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2022.tde-11112022-114032
Documento
Autor
Nome completo
Caio Oliveira e Marinho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rizek, Cibele Saliba (Presidente)
Moreira, Tomas Antonio
Mourad, Laila Nazem
Santos, César Ricardo Simoni
Título em português
A revitalização do Centro de Salvador: figurações do seu campo de conflitos
Palavras-chave em português
Campo de conflitos
Centro de Salvador
Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador
Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador
Programa Salvador 360
Revitalização urbana
Resumo em português
Essa dissertação tematiza a revitalização urbana do Centro de Salvador e o campo de conflitos que ela instaura. Partindo de uma análise histórica apoiada em evidências empíricas colhidas durante o campo de pesquisa realizado entre 2018 e 2020 e do questionamento da dinâmica social que é tensionada por este mecanismo de produção do espaço, argumenta-se que há uma integração de diferentes governos na condução da revitalização do Centro de Salvador. Esta, por sua vez, realizada através do deslizamento de diferentes agendas, planos, programas e projetos urbanísticos. Nesse sentido, por meio da montagem do arranjo institucional promotor da revitalização do Centro de Salvador com duas cenas deste campo de conflitos, levanta-se o hipótese de que há um avanço da fronteira de acumulação delimitada pela revitalização do Centro de Salvador. Um avanço especialmente evidente nos últimos trinta anos, quando vê-se de maneira clara as ações dos poderes executivos federal, estadual e municipal por meio do Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador (PRCHS), do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador (PRP-CAS) e do Programa Salvador 360. Pretende-se contribuir à ciência do espaço e, de maneira mais específica, ao campo da arquitetura e do urbanismo naquilo que concerne tematização da dinâmica de revitalização urbana como uma política de desenvolvimento econômico.
Título em inglês
The revitalization of Salvador's Centre: figures of its field-of-forces
Palavras-chave em inglês
Field-of-forces
Salvador\'s Centre
Urban revitalization
Resumo em inglês
This text themes the urban revitalization of Salvador's Centre and its field-of- forces. Founded on a historical analysis based on empirical evidences gathered during a research field realized from 2018 to 2020 and on a questioning of the social dynamic that is tensioned by this production of space's mechanism, it is argued that there is an integration among different government conductions in the revitalization of Salvador's Centre. A process realized by a sort of slides in different agendas, urban plans, programs and projects. In this sense, by its institutional arrangement and by two scenes of conflict, the hypothesis defended is that there is an advance in the accumulation frontier raised by the revitalization of Salvador's Centre. An advance especially evident in the last thirty years, when it is clearly seen the government action by the "Plano de Recuperação do Centro Histórico de Salvador" (PRCHS), the "Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador" (PRP-CAS) and the "Programa Salvador 360". It is intended to contribute to the science of space, specifically to the field of Architecture and Urbanism, by facing the urban revitalization as a policy of economy development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.