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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2017.tde-11042017-111444
Documento
Autor
Nome completo
Renata Carneiro Bechara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2016
Orientador
Banca examinadora
Fujioka, Paulo Yassuhide (Presidente)
Corato, Aline Coelho Sanches
Grinover, Marina Mange
Zollinger, Carla Brandão
Título em português
A Atuação de Lina Bo Bardi na criação do SESC Pompeia (1977-1986).
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna brasileira
Atuação profissional do arquiteto
Cultura popular
Lina Bo Bardi
SESC Pompeia
Resumo em português
Esta pesquisa analisa a atuação da arquiteta Lina Bo Bardi na história da construção de uma das unidades do Serviço Social do Comércio SESC, na Pompeia em São Paulo. O trabalho busca na experiência construtiva de Lina na Pompeia os desdobramentos de seu discurso prévio, elaborado em tempos de crise, que solicita do arquiteto a renúncia de preocupações artísticas autorais, e sugere o trabalho com a criatividade do homem do povo e a conexão com as condições técnicas reais de cada obra, considerando o contexto dos anos setenta onde arquitetos brasileiros buscaram refletir e experimentar posturas profissionais mais ativas diante das dificuldades geradas pela ditadura militar, pelo processo de industrialização sui generis do país, e pelos dilemas da arquitetura moderna acerca de sua função social. A dissertação conta a história da construção da obra a partir da análise crítica de diversos registros de comunicação entre os agentes e de formas de execução dos trabalhos, que apontam possibilidades, impactos e valores da atuação do arquiteto na definição da identidade da arquitetura e no êxito de sua comunicabilidade com os usuários. Lina Bo Bardi trabalha durante nove anos em um escritório-base montado dentro do canteiro de obras do conjunto fabril desativado, onde o SESC já havia instalado provisoriamente um Centro de Lazer, e ali desenvolve o projeto arquitetônico das reformas e ampliações do SESC simultaneamente à execução das obras e negociações com fornecedores, o que a coloca em contato direto com engenheiros, arquitetos, consultores, operários e representantes do cliente. Esta pesquisa expõe a arquitetura-ação de Lina Bo Bardi no SESC Pompeia, com seu estreito relacionamento com a cultura popular, revelando no interior do processo de projeto/construção a responsabilidade do arquiteto autor da obra pela manutenção do conteúdo puro que cria as próprias formas, que na Pompeia foi denominado pela arquiteta de dignidade e simplicidade wabi.
Título em inglês
Lina Bo Bardi´s action at creation of SESC Pompeia (1977-1986).
Palavras-chave em inglês
Brazilian modern architecture
Lina Bo Bardi
Popular culture
Professional architectural acting
SESC Pompeia
Resumo em inglês
This research analyzes the performance of the architect Lina Bo Bardi in the history of the construction of one of the Social Service of Commerce - SESC's units, Pompeia, in São Paulo. The job searches in Lina´s constructive experience at Pompeia the realization of elements about her previous speech, prepared in times of crisis, requesting the architect's resignation artistic authoship concerns, and suggests working with the man of the people's creativity and connecting to the real technical conditions in each construction site, considering the context in the seventies where Brazilian architects sought to think and experience more active professional attitudes in the face of difficulties created by the military dictatorship, the country's sui generis industrialization process, and the modern architecture's dilemmas about its social role. The dissertation tells the story of the construction work from the critical analysis regarding several records of communication between agents and execution forms in the works, which shows opportunities, impacts and values concerning the architect's activity in definition of architectural identity and success its communicability with users. Lina Bo Bardi worked for nine years in a base office made inside the construction site of factory building where the SESC had provisionally installed an Leisure Centre, and there develops its architectural renovations and expansions design simultaneously the works and negotiations with suppliers, which puts her in direct contact with engineers, architects, consultants, workers and customer representatives. This research exposes the Lina Bo Bardi´s action-architecture at SESC Pompeia, with its close relationship with popular culture, revealing in interior of the design process / construction the author architect responsibility in the work for the maintenance of pure content that creates forms which in Pompeia it was called dignity and simplicity wabi by the architect.
 
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Data de Publicação
2017-04-11
 
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