• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2021.tde-11032022-114448
Document
Auteur
Nom complet
Mariane Cardoso de Santana
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Sperling, David Moreno (Président)
Lopes, Ruy Sardinha
Rena, Natacha Silva Araújo
Tavares, Maria Cecília Pereira
Titre en portugais
Espaço público em disputa: cartografia dos coletivos artísticos em Aracaju
Mots-clés en portugais
Aracaju
Coletivos
Espaço público
Teoria ator-rede
Resumé en portugais
Coletivos artísticos que consideram os espaços públicos urbanos em seus repertórios de atuação vêm ganhando proeminência ao longo dos últimos anos. Em Aracaju, esse processo acontece majoritariamente por meio de intervenções de caráter lúdico e festivo que revelam controvérsias e associações entre atores vigentes no urbano. Tendo em vista o descortinar desses processos, esta pesquisa considera os coletivos artísticos e os espaços públicos enquanto termos de uma relação mútua. O objetivo geral consiste, assim, em investigar a associação entre coletivos artísticos e espaços públicos na cidade de Aracaju, compondo uma cartografia que abarque seus diversos atores e relações a partir da metodologia da teoria ator-rede. Com isso, desvela-se uma rede que acompanha as práticas artísticas de vinte e dois coletivos locais junto a uma polifonia formada por outros atores humanos e não-humanos. Ao passo em que cada coletivo apresenta suas particularidades, foi possível também cartografar as reincidências compartilhadas pelas experiências conjuntas. O alcance das forças policiais, as divergências na relação com a comunidade, as limitações impostas por aparatos estatais e pela infraestrutura urbana, o papel do poder público e o sentido de atuação no espaço público figuram como elementos centrais no curso dessas ações. O espaço público, nesse sentido, é colocado no cerne de uma disputa que se dá na dimensão do sensível.
Titre en anglais
Public space in dispute: cartography of artistic collectives in Aracaju
Mots-clés en anglais
Actor-network theory
Aracaju
Collectives
Public space
Resumé en anglais
Artistic collectives that consider urban public spaces in their action repertoires have been gaining prominence over the past few years. In Aracaju, this process takes place mainly through playful and festive interventions that reveal existing controversies and associations between actors in the urban context. In view of the unveiling of these processes, this research considers artistic collectives and public spaces as terms of a mutual relationship. The general objective is, therefore, to investigate the association between artistic collectives and public spaces in the city of Aracaju, composing a cartography that encompasses its various actors and relationships based on the methodology of actornetwork theory. With this, a network is unveiled that follows the artistic practices of twenty-two local collectives together with a polyphony formed by other human and non-human actors. While each collective presents its particularities, it was also possible to map the recurrences shared by the joint experiences. The reach of the police forces, the divergences in the relationship with the community, the limitations imposed by state apparatus and urban infrastructure, the role of the public power and the sense of action in the public space are central elements in the course of these actions. The public space, in this sense, is placed at the heart of a dispute that takes place in the dimension of the sensitive.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.