• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-07122023-102453
Document
Auteur
Nom complet
Caroline Niitsu de Lima
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Buzzar, Miguel Antonio (Président)
Camargo, Monica Junqueira de
Ramos, Fernando Guillermo Vázquez
Sanches, Aline Coelho
Titre en portugais
As obras escolares do Plano de Ação (1959-1963): Análise comparativa das obras dos arquitetos Abelardo Gomes de Abreu, Alfredo S. Paesani, Eduardo Corona e Salvador Candia
Mots-clés en portugais
arquitetura escolar
arquitetura moderna
dimensão social da arquitetura
PAGE
Plano de Ação
Resumé en portugais
Um dos grandes momentos de produção de edifícios públicos por iniciativa do Estado de São Paulo, o Plano de Ação do Governo do Estado PAGE da gestão do governador Carvalho Pinto (1959-1963) implementou centenas de obras públicas de grande importância em todo o território paulista, envolvendo a participação de grandes nomes da arquitetura moderna brasileira. A produção arquitetônica do PAGE explorou uma enorme variedade de soluções e concepções arquitetônicas, que incrementaram a afirmação e a difusão da arquitetura moderna pelo Estado de São Paulo e tiveram bastante importância e influência no trabalho de seus arquitetos responsáveis, sendo inclusive um dos momentos de maior expressão e desenvolvimento da chamada Escola Paulista, uma das correntes arquitetônicas que se beneficiou das obras do Plano. Especialmente nos edifícios escolares, os arquitetos incorporaram a função social da arquitetura, sobretudo, no espaço do recreio infantil, indo de encontro aos ideais da vanguarda arquitetônica moderna e suas preocupações de ordem social. Este trabalho tem por objetivo estudar e analisar de forma comparada as obras escolares produzidas durante o Plano de Ação de quatro arquitetos: Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo, de Abelardo Gomes de Abreu, Piracicaba, 1961; Escola Estadual Profa. Laurinda Vieira Pinto, de Alfredo S. Paesani, Ibiúna, 1961; Escola Estadual Prof. Aggeo Pereira do Amaral, de Eduardo Corona, Sorocaba, data nao identificada; e Instituto de Educação Monsenhor Bicudo, de Salvador Candia, Marília, 1962; de forma a interpretar diferentes soluções apresentadas para um mesmo tipo de edifício, o escolar, e compreender a variedade de soluções de arquitetura moderna presentes no Plano de Ação.
Titre en anglais
The school buildings of Plano de Ação (1959-1963): comparative analysis of the works of the architects Abelardo Gomes de Abreu, Alfredo S. Paesani, Eduardo Corona, and Salvador Candia.
Mots-clés en anglais
modern architecture
PAGE
Plano de Ação
school architecture
social dimension
Resumé en anglais
One of the greatest episodes of production of public buildings by the official initiative of the state of São Paulo, the Plano de Ação do Governo do Estado PAGE from Governor Carvalho Pintos management (1959-1963) was responsible for implementing hundreds of significant public works among Paulista territory, involving the participation of celebrated names from Brazilian modern architect. PAGEs architectural production explored a great variety of architectural solutions and conceptions, which helped in the diffusion and development of modern architecture through the Estate of São Paulo. The plan had extreme importance and influence in the work of the involved architects, being one of the moments of greater expression and development of the Paulista School movement, one of the architectural tendencies which was explored by PAGEs works. Mainly in the school buildings, the architects incorporated the social dimension of architecture, especially the central courtyard space, which aligned with the ideals of modern architectural avant-garde and its social concerns. The main goal of this work is comparatively studying and analyzing the school buildings produced during Plano de Ação by four architects: Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo, de Abelardo Gomes de Abreu, Piracicaba, 1961; Escola Estadual Profa. Laurinda Vieira Pinto, de Alfredo S. Paesani, Ibiúna, 1961; Escola Estadual Prof. Aggeo Pereira do Amaral, de Eduardo Corona, Sorocaba, unknown date; and Instituto de Educação Monsenhor Bicudo, de Salvador Candia, Marília, 1962. This work intends to verify different responses suggested for the same type of building, the school building, and to comprehend the variety of modern architectural solutions presented in Plano de Ação.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-01-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.