• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-07122023-102453
Documento
Autor
Nombre completo
Caroline Niitsu de Lima
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Buzzar, Miguel Antonio (Presidente)
Camargo, Monica Junqueira de
Ramos, Fernando Guillermo Vázquez
Sanches, Aline Coelho
Título en portugués
As obras escolares do Plano de Ação (1959-1963): Análise comparativa das obras dos arquitetos Abelardo Gomes de Abreu, Alfredo S. Paesani, Eduardo Corona e Salvador Candia
Palabras clave en portugués
arquitetura escolar
arquitetura moderna
dimensão social da arquitetura
PAGE
Plano de Ação
Resumen en portugués
Um dos grandes momentos de produção de edifícios públicos por iniciativa do Estado de São Paulo, o Plano de Ação do Governo do Estado PAGE da gestão do governador Carvalho Pinto (1959-1963) implementou centenas de obras públicas de grande importância em todo o território paulista, envolvendo a participação de grandes nomes da arquitetura moderna brasileira. A produção arquitetônica do PAGE explorou uma enorme variedade de soluções e concepções arquitetônicas, que incrementaram a afirmação e a difusão da arquitetura moderna pelo Estado de São Paulo e tiveram bastante importância e influência no trabalho de seus arquitetos responsáveis, sendo inclusive um dos momentos de maior expressão e desenvolvimento da chamada Escola Paulista, uma das correntes arquitetônicas que se beneficiou das obras do Plano. Especialmente nos edifícios escolares, os arquitetos incorporaram a função social da arquitetura, sobretudo, no espaço do recreio infantil, indo de encontro aos ideais da vanguarda arquitetônica moderna e suas preocupações de ordem social. Este trabalho tem por objetivo estudar e analisar de forma comparada as obras escolares produzidas durante o Plano de Ação de quatro arquitetos: Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo, de Abelardo Gomes de Abreu, Piracicaba, 1961; Escola Estadual Profa. Laurinda Vieira Pinto, de Alfredo S. Paesani, Ibiúna, 1961; Escola Estadual Prof. Aggeo Pereira do Amaral, de Eduardo Corona, Sorocaba, data nao identificada; e Instituto de Educação Monsenhor Bicudo, de Salvador Candia, Marília, 1962; de forma a interpretar diferentes soluções apresentadas para um mesmo tipo de edifício, o escolar, e compreender a variedade de soluções de arquitetura moderna presentes no Plano de Ação.
Título en inglés
The school buildings of Plano de Ação (1959-1963): comparative analysis of the works of the architects Abelardo Gomes de Abreu, Alfredo S. Paesani, Eduardo Corona, and Salvador Candia.
Palabras clave en inglés
modern architecture
PAGE
Plano de Ação
school architecture
social dimension
Resumen en inglés
One of the greatest episodes of production of public buildings by the official initiative of the state of São Paulo, the Plano de Ação do Governo do Estado PAGE from Governor Carvalho Pintos management (1959-1963) was responsible for implementing hundreds of significant public works among Paulista territory, involving the participation of celebrated names from Brazilian modern architect. PAGEs architectural production explored a great variety of architectural solutions and conceptions, which helped in the diffusion and development of modern architecture through the Estate of São Paulo. The plan had extreme importance and influence in the work of the involved architects, being one of the moments of greater expression and development of the Paulista School movement, one of the architectural tendencies which was explored by PAGEs works. Mainly in the school buildings, the architects incorporated the social dimension of architecture, especially the central courtyard space, which aligned with the ideals of modern architectural avant-garde and its social concerns. The main goal of this work is comparatively studying and analyzing the school buildings produced during Plano de Ação by four architects: Escola Estadual Monsenhor Jeronymo Gallo, de Abelardo Gomes de Abreu, Piracicaba, 1961; Escola Estadual Profa. Laurinda Vieira Pinto, de Alfredo S. Paesani, Ibiúna, 1961; Escola Estadual Prof. Aggeo Pereira do Amaral, de Eduardo Corona, Sorocaba, unknown date; and Instituto de Educação Monsenhor Bicudo, de Salvador Candia, Marília, 1962. This work intends to verify different responses suggested for the same type of building, the school building, and to comprehend the variety of modern architectural solutions presented in Plano de Ação.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-01-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.