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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2021.tde-07022022-160915
Document
Auteur
Nom complet
Barbara Pozza Scudeller
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Alves, Manoel Antonio Lopes Rodrigues (Président)
Bienenstein, Glauco
Spósito, Maria Encarnação Beltrão
Tavares, Jeferson Cristiano
Titre en portugais
Espaços públicos e consumo: os impactos das lógicas econômicas sob a produção do espaço urbano e suas implicações no "projeto de revitalização" da área central de Presidente Prudente/SP.
Mots-clés en portugais
Centro
Consumo
Espaços públicos
Presidente Prudente/SP
Revitalização
Resumé en portugais
Novos projetos foram lançados para os espaços públicos livres da área central de Presidente Prudente/SP ao longo dos anos 2010. O primeiro deles foi o novo projeto para o Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, em 2011. Poucos anos depois, em 2013, foi também lançado um novo projeto para a Praça 9 de Julho, próxima a uma das extremidades daquele Calçadão. Já ao final dos anos 2010, melhorias foram realizadas em uma parte da Praça da Bandeira, que se seguiu com a construção de um novo projeto para o Camelódromo, situado naquela praça. Em pesquisas anteriores a este trabalho, foi observada uma direta relação entre o lançamento de novos projetos para as lojas de rede localizadas no centro de Presidente Prudente/SP e a alteração do perfil de consumo das classes de baixa renda. Estes estabelecimentos, como o Magazine Torra Torra e as Lojas Pernambucanas, fizeram alterações em seu layout interno de forma a simular um ambiente de consumo mais sofisticado, voltado às classes médias e altas. Nesta mesma época, políticas públicas ampliação do acesso ao crédito e diminuição das desigualdades de renda foram implementadas em âmbito nacional durante a Era Lula (2003-2010). Estas políticas não só alteraram o padrão de consumo dos segmentos populares brasileiros o que se compra mas também alteraram o perfil de consumo destas classes como se compra. De forma que estes segmentos populares passaram a experimentar não só a possibilidade de consumir novos produtos, mas também os espaços onde estes produtos são comercializados. Simultaneamente a constatação de mudanças nestes espaços privados localizados no centro de Presidente Prudente/SP também foram observadas mudanças nos espaços públicos nestes mesmos locais. No caso, os já citados projetos de revitalização executados ao longo dos anos 2010 neste centro. O problema que esta pesquisa procurou esclarecer foi o de averiguar as possíveis relações existentes entre as políticas públicas de ampliação do acesso ao consumo e o lançamento dos novos projetos para os espaços públicos do centro de Presidente Prudente/SP, que dão suporte a estas práticas. Para isso, foi utilizada a metodologia de estudo de caso, tendo em vista que as variáveis envolvidas nestes processos de transformação espacial não poderiam ser desvinculadas de seus contextos urbanos. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: 1. levantamentos documentais no Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente, na Prefeitura Municipal e nos órgãos de imprensa local; 2. entrevistas junto aos agentes públicos e privados envolvidos nestes novos projetos e; 3. trabalhos de campo exploratórios, que também contaram com a aplicação de questionários com os usuários da área central de Presidente Prudente/SP. Como resultado desta pesquisa, foi possível constatar que diversos fatores levaram à realização destes novos projetos. Ao contrário do que se supunha inicialmente, não houve uma relação direta entre as políticas públicas de minimização das desigualdades de renda e os novos projetos para os espaços públicos do centro. O que houve foi uma relação contextual favorável entre o surgimento de um novo perfil de consumo e a iniciativa da Prefeitura Municipal. Como poderá ser visto nesta dissertação, fatores físicos, sociais, econômicos, políticos e simbólicos específicos a este estudo de caso também contribuíram à execução destes novos projetos para o centro de Presidente Prudente/SP.
Titre en anglais
Public spaces and consumption: the impacts of the economic logic on the urban space production and its implications for the "revitalization design" of the central urban area of Presidente Prudente/SP.
Mots-clés en anglais
Consumption
Downtown
Presidente Prudente/SP
Public spaces
Revitalization
Resumé en anglais
New projects were launched for free public spaces in the central area of Presidente Prudente/SP throughout 2010. The first of them was the new project for the Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, in 2011. A few years later, in 2013, it was a new project was also launched for Praça 9 de Julho, close to one of the ends of that Calçadão. At the end of the 2010s, improvements were made in a part of Praça da Bandeira, which was followed by the construction of a new project for the Camelódromo, located in that square. In research prior to this work, a direct relationship was observed between the launch of new projects for chain stores located in the downtown of Presidente Prudente/SP and the change in the consumption profile of the low-income classes. These establishments, such as Magazine Torra Torra and Lojas Pernambucanas, made changes to their internal layout in order to simulate a more sophisticated consumption environment, aimed at the middle and upper classes. At the same time, public policies to increase access to credit and reduce income inequalities were implemented nationwide during the Lula government (2003-2010). These policies not only changed the consumption pattern of the Brazilian popular segments what is bought but also changed the consumption profile of these classes how they buy. So that these popular segments started to experience not only the possibility of consuming new products, but also the spaces where these products are marketed. Simultaneously, the observation of changes in these private spaces located in the downtown of Presidente Prudente/SP, changes in public spaces in these same locations were also observed. In this case, the aforementioned revitalization projects carried out throughout 2010 at this downtown. The problem that this research sought to clarify was to investigate the possible relationships between public policies to expand access to consumption and the launch of new projects for public spaces in the downtown of Presidente Prudente/SP, which support these practices. For this, the case study methodology was used, considering that the variables involved in these processes of spatial transformation could not be detached from their urban contexts. As methodological procedures, the following were carried out: 1. documentary surveys in the Museu and Histórico Archive of Presidente Prudente, in the City Hall and in the local press organs; 2. interviews with public and private agents involved in these new projects and; 3. exploratory field work, which also included the application of questionnaires to users in the central area of Presidente Prudente/SP. As a result of this research, it was possible to verify that several factors led to the realization of these new projects. Contrary to what was initially assumed, there was no direct relationship between public policies to minimize income inequalities and new projects for public spaces in the downtown. What happened was a favorable contextual relationship between the emergence of a new consumption profile and the City Hall initiative. As can be seen in this dissertation, physical, social, economic, political and symbolic factors specific to this case study also contributed to the execution of these new projects for the Presidente Prudente/SP downtown.
 
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Date de Publication
2022-05-19
 
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