• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2020.tde-04082020-082506
Documento
Autor
Nombre completo
Rachel Bergantin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2020
Director
Tribunal
Fujioka, Paulo Yassuhide (Presidente)
Corato, Aline Coelho Sanches
Otondo, Catherine
Silva, Fernanda Fernandes da
Título en portugués
Interlocuções da arquitetura social de Richard Neutra em São Paulo: as escolas públicas projetadas durante o plano de ação do governo Carvalho Pinto (1659 -1963)
Palabras clave en portugués
Arquitetura escolar
Plano de Ação
Richard Neutra
Sala-pátio
Resumen en portugués
Nesta pesquisa foram estudados edifícios escolares projetados com salas-pátio, salas de aula que se abrem para espaços externos adjacentes, cujo projeto mais antigo encontrado ao logo desta pesquisa é o da Ring Plan School, projetada por Neutra em 1925. Como parâmetro comparativo, serão apresentados neste trabalho os edifícios escolares de Neutra que foram construídos em Los Angeles, assim como os projetos e desenhos publicados originalmente no Brasil, no livro Arquitetura Social em países de clima quente, em 1948. Para comprovar a hipótese de interlocuções entre Neutra e arquitetura escolar paulista desenvolvida por Carvalho Pinto durante o Plano de Ação, foi preciso analisar o contexto histórico brasileiro destas construções, assim como as principais ferramentas existentes até então para o diálogo entre arquitetos naquele período. Ao vincular este levantamento historiográfico às salas-pátio paulistas, a dissertação trouxe eventos, publicações, soluções arquitetônicas diversas que, embora não possam afirmar estas interlocuções, confirmam ao menos que estes pensamentos estavam em congruência.
Título en inglés
Brazilian connections in São Paulo of Richard Neutra's Architecture of social concern: the public schools designed for the Plano de Ação do Governo Carvalho Pinto (1959-1963)
Palabras clave en inglés
Action Plan
Courtyard room
Richard Neutra
School architecture
Resumen en inglés
In this research school buildings designed with courtyard rooms, classrooms opening onto adjacent external spaces were studied, whose oldest project found during this research was the Ring Plan School, designed by Neutra in 1925. As a comparative parameter, the school buildings of Neutra that were built in Los Angeles, as well as the designs and drawings originally published in Brazil, in the book Architecture of Social Concern in Regions of Mild Climate, in 1948 will be presented in this work. To prove the interlocutions between Neutra and school architecture in São Paulo developed by Carvalho Pinto during the Action Plan hypothesis, it was necessary to analyze these constructions Brazilian historical context, as well as the main tools that existed until then for the dialogue between architects in that period. By linking this historiographical survey to the São Paulo courtyard rooms, the dissertation brought events, publications, and diverse architectural solutions that, although cannot affirm these interlocutions, at least confirm that these thoughts were in congruence.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.