• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2016.tde-01022016-181133
Document
Auteur
Nom complet
Jeferson Cristiano Tavares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2015
Directeur
Jury
Feldman, Sarah (Président)
Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
Anelli, Renato Luiz Sobral
Bernardini, Sidney Piochi
Klink, Jeroen Johannes
Lencioni, Sandra
Titre en portugais
Polos urbanos e eixos rodoviários no Estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Estrutura urbano-regional
Infraestrutura
Planejamento regional
Planejamento urbano
Rede urbana
Regionalização
Urbanização
Resumé en portugais
Este trabalho está apoiado na hipótese que considera os polos urbanos e eixos rodoviários elementos estruturantes da organização territorial do estado de São Paulo e que, orientados pela lógica da atividade industrial, constituem uma região qualificada para o desenvolvimento. A análise sobre a relação entre as ações planejadoras e a urbanização paulista comprova que as regionalizações administrativas e a provisão infraestrutural (principalmente rodoviária) gradativamente integraram-se no espaço influenciando a organização do território. Através dessas ações, entre os anos 1930 e 1960, as principais cidades constituíram-se em polos urbanos e as principais rodovias, em eixos rodoviários caracterizando o processo de urbanização na escala urbana e regional. A associação entre os polos e os eixos equipou uma região historicamente mais dinâmica, aqui denominada Região dos Vetores Produtivos, através da permanência das ações planejadoras que a transformaram em um território da rede urbana paulista qualificado às decisões locacionais produtivas.
Titre en anglais
not available
Mots-clés en anglais
Infrastructure
Regional planning
Regionalization
Urban and regional structure
Urban network
Urban planning
Urbanization
Resumé en anglais
The hypothesis that guides this work considers urban poles and road axes structural elements of the territorial organization of the state of São Paulo who, guided by the logic of industrial activity, built a qualified region for development. The analysis of the relationship between urban and regional planning and urbanization in São Paulo shows that the administrative regionalization and infrastructural provision (mainly road) gradually integrated in the space and acting in the organization of the territory. Through these actions, between 1930s and 1960s, major cities were set up in urban poles and major highways, in road axes featuring in the process of urbanization in urban and regional scales. The association between the poles and the axes equipped a historically most dynamic region, called Region of Productive Vectors, through the permanence of planners actions that qualified a territory in state urban network to productive locational decisions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
FinalJefersonTavares.pdf (122.37 Mbytes)
Date de Publication
2016-02-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.