• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2020.tde-23112020-204818
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Aparecida Marino Ferrari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Pratschke, Anja (Presidente)
Fabricio, Márcio Minto
Miyasaka, Elza Luli
Pereira, Ana Paula Carvalho
Título em português
Gestão computacional do processo de projeto colaborativo em BIM
Palavras-chave em português
Arquitetura
BIM
Ciberfísico
Processo de projeto colaborativo
Sistemas complexos
Resumo em português
O processo de projeto em arquitetura encontra-se em uma profunda mudança. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes, não apenas no programa do projeto, mas também no seu processo, sejam como meios, ferramentas, instrumentos e/ou software, influenciando e transformando a forma de trabalho do arquiteto. A integração e a colaboração estão sendo focos no contexto do processo de projeto. Como isso ocorre pode ser um desafio maior do que se imagina; no entanto, em função de tecnologias como o BIM (Building Information Modeling), o caminho para tal integração mostra-se bastante efetivo. Neste contexto, o presente trabalho busca discutir a colaboração em ambientes ciberfísicos apoiada por BIM em três relevantes momentos: na conformação de equipes, abordando-se a colaboração como modelo de processo de projeto; como conceito, para tratar as tecnologias e também, por fim, na gestão, olhada a partir do BIM. Todos os tópicos foram analisados a partir da compreensão do processo de projeto como um sistema complexo, resultando em uma dissertação cuja bibliografia está relacionada a sistemas e interações e à gestão.
Título em inglês
Computational Management of the Collaborative Project Process in BIM
Palavras-chave em inglês
Architecture
BIM
Collaborative process project
Complex systems
Cyber- phisic
Cybernetics
Resumo em inglês
The architectural design process is undergoing a profound change. As digital technologies are increasingly present, not only in the project program, but also in the process, as means, tools, instruments and / or software, influence and transform an architect's way of working. Integration and collaboration are being focused in the context of the design process. How this happens can be a bigger challenge than you think; however, in functions of technologies such as BIM (Building Information Modeling), the path to integration show us that can be most effective. In this context, the present work seeks to discuss collaboration in cyber-physical environments supported by BIM in three important moments: in the formation of teams, approaching collaboration as a model of the project process; as a concept, to deal with technologies and also, finally, in management, analyzed from BIM. All topics were analyzed from the understanding of the design process as a complex system, resulting in a dissertation whose bibliography is available for systems and interactions and management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.