• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.102.2021.tde-11032022-104741
Document
Auteur
Nom complet
Rita Cristina Ferreira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Fabricio, Márcio Minto (Président)
Hirota, Ercilia Hitomi
Medeiros, Givaldo Luiz
Pratschke, Anja
Ruschel, Regina Coeli
Serra, Sheyla Mara Baptista
Titre en portugais
Aprendizagem no trabalho para implementação do BIM em micro e pequenas empresas de projeto de arquitetura e engenharia
Mots-clés en portugais
Análise de sistemas da atividade
Aprendizagem colaborativa
Aprendizagem no trabalho
building information modeling
Educação não formal
Modelagem da informação da construção
Sistema de atividade
Teoria da atividade
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa foi contribuir para o desenvolvimento de diretrizes para a aprendizagem do BIM no contexto da implementação em micro e pequenas empresas de projeto de arquitetura e engenharia. Este objetivo partiu da lacuna na literatura sobre a formação de pessoas no trabalho e a descontinuidade da implementação do BIM. Além disso, diante do cenário de constantes e rápidas mudanças, identificou-se a necessidade de um ambiente de contínuo aprendizado baseado na colaboração. O método misto de pesquisa foi utilizado como estratégia metodológica, por meio de princípios da pesquisa-ação como método principal e da pesquisa documental e do questionário como métodos complementares. Os três métodos interagiram-se em quatro ciclos, permitindo amadurecer o problema de pesquisa e induzir os resultados a partir da pesquisa-ação. O primeiro ciclo iniciou-se com a pesquisa-documental que interagiu com a primeira fase da pesquisa-ação. O segundo ciclo foi o da primeira fase da pesquisa-ação com o aprendizado básico do BIM e a aplicação parcial sobre um projeto real, cuja finalização não foi alcançada pela equipe. O terceiro ciclo foi da segunda fase da pesquisa-ação na mesma empresa, com a finalização de um segundo projeto real. O quarto ciclo incluiu um questionário para explorar a existência de correlação entre formação das pessoas e interrupção ou descontinuidade da implementação do BIM. O questionário foi resultado da falta de literatura sobre a questão de descontinuidade do BIM, que foi identificado na pesquisa-ação. Neste último ciclo, também se concluiu a avaliação dos resultados da pesquisa-ação por meio de um grupo focal com a equipe da empresa participante. Os dados coletados foram analisados a partir do método principal da pesquisa-ação apoiado pelos resultados e discussões dos métodos complementares da pesquisa documental e do questionário. Na pesquisa documental, a partir da análise de conteúdo, observou-se que a estratégia da aprendizagem colaborativa permitiu uma micro empresa implementar o BIM ao longo de cinco anos. O resultado do questionário indicou que há correlação entre formação das pessoas e descontinuidade da implementação do BIM. Por fim, na pesquisa-ação, por meio da análise de sistemas de atividade, foi possível compreender como a estratégia da aprendizagem colaborativa no ambiente de negócios pode conduzir à apropriação do conhecimento, ganho de autonomia e a consequente continuidade da implementação do BIM.
Titre en anglais
On the job learning for BIM implementation in micro and small architectural and engineering design companies
Mots-clés en anglais
Activity system
Activity systems analysis
Activity theory
Building information modeling
collaborative learning
Learning at work
Non-formal education
on the job learning
Resumé en anglais
The aim of this research was to contribute to developmento of guidelines for BIM learning within the context of implementation in micro and small architectural and engineering design companies. This objective came from a gap in literature on learning at work and discontinuity of the BIM implementation. Futhermore, given the scenario of constant and rapid changes, the need for a continuous learning environment based on collaboration was identified. The mixed research method was used as a methodological strategy, through action research principles as the main method and document research and questionnaire as complementary methods. The three methods interacted in four cycles, allowing the research problem to mature and inducing results from action research. The first cycle began with documentary research that interacted with the first phase of action research. The second cycle was the first phase of action research, with basic learning of BIM and partial application to a real project, whose completion was not achieved by the team. The third cycle was the second phase of action research in the same company, with the completion of a second real project. The fourth cycle included a questionnaire to explore the existence of a correlation between people's training and interruption or discontinuity in the BIM implementation. The questionnaire was the result of the lack of literature on the issue of BIM discontinuity, which was identified in the action research. In this last cycle, the evaluation of the results of the action research was also concluded through a focus group with the team of the company participating in the research. The collected data were analyzed using the main method of action research supported by the results and discussions of complementary methods of documentary research and the questionnaire. In the documentary research, based on content analysis, it was observed that the collaborative learning strategy allowed a micro company to implement BIM over a five-year period. The result of the questionnaire indicated that there is a correlation between people's training and discontinuity of BIM implementation. Finally, in the action research, through the analysis of activity systems, it was possible to understand how the collaborative learning strategy in the business environment can lead to the appropriation of knowledge, autonomy gain and the consequent continuity of the BIM implementation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.