• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2021.tde-03022022-105936
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana de Oliveira Chiletto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Ino, Akemi (Presidente)
Lopes, João Marcos de Almeida
Passarelli, Rafael Novais
Valle, Ivan Manoel Rezende do
Título em português
Habitações de madeira: investigação do Cross-Laminated Timber como alternativa para o morar sustentável no Brasil
Palavras-chave em português
Habitação em Cross-Laminated Timber
Produção habitacional
Sustentabilidade
Tecnologias construtivas de baixo carbono
Resumo em português
A dissertação procura investigar e sistematizar, sob uma análise qualitativa com enfoque predominantemente da pesquisa bibliográfica, a dinâmica das operações presentes na produção habitacional em Cross-Laminated Timber (CLT). Isto visando à compreensão dos processo de ganhos e perdas da sustentabilidade. Embora muitos pesquisadores reconheçam os benefícios da construção em madeira a princípio, a análise em sustentabilidade requer abordagens holísticas que levem em conta sua natureza plurifacetada. Mediado por uma ferramenta de análise que mapeou e investigou os processos do ciclo de vida da habitação, tendo como protagonista o CLT, buscou-se desenvolver questões e apontamentos que emergem para além dos temas do desenho de projeto. Desta forma, em um primeiro plano, a pesquisa propôs um método de diagnóstico claro e objetivo que procurou traduzir os princípios de sustentabilidade que podem ser incorporados nas Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono; e, em um segundo plano, o estudo forneceu uma perspectiva global sobre o CLT aplicado nacionalmente e examinado sob este viés. Como resultado, apresenta-se as potencialidades e os litígios do CLT delineando-se as relações entre as dimensões que determinam a formação de um contexto mais ou menos sustentável.
Título em inglês
Timber housing: Cross-Laminated Timber research as an alternative for sustainable housing in Brazil
Palavras-chave em inglês
Cross-Laminated Timber housing
House production
Low carbon building technologies
Sustainability
Resumo em inglês
This dissertation investigates and systematizes the Cross-Laminated Timber (CLT) housing production dynamics, under a qualitative analysis with a literature search focus, towards understanding sustainability gains and losses. Although several researchers have recognized the benefits of timber construction, the sustainability analysis requires holistic approaches that consider its multifaceted nature. To this end, an analysis tool that mapped and investigated the housing life cycle processes, with CLT as the protagonist, enabled the development of questions and pointers that emerge beyond the themes of structure and design. The study proposes a clear and objective diagnostic method for translating sustainability principles incorporated in Low Carbon Building Technologies. It has also provided a global perspective on CLT applied nationally and examined under bias. Overall, it presents the CLTs potentialities and frailties, outlining the links between sustainability dimensions that determine a sustainable context.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-05-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.