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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.101.2012.tde-17072013-145408
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Adolfo Schmidt Sarmento Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Veiga, João Paulo Candia (Presidente)
Miyamoto, Shiguenoli
Oliveira, Amâncio Jorge Silva Nunes de
Título em português
Empreendedorismo Político e Relações Internacionais
Palavras-chave em português
Ação coletiva
Bem público
Economia política
Empreendedor político
Escolha racional
Resumo em português
O artigo desenvolve o conceito de 'Empreendedor Político' de Russell Hardin (1982), a partir da abordagem da Escolha Racional e da Teoria do Bem Público. Originalmente aplicado à Ciência Política, o objetivo é transformá-lo em um instrumento de análise para a avaliação do desempenho da ação de Estados nas Relações Internacionais. Para isso, o artigo lança mão da taxonomia de Soares de Lima (1990) para designar o comportamento 'empreendedor' de países emergentes, e assim qualificar o desempenho do Brasil como empreendedor político em dois estudos de caso que serão objeto de consideração no artigo empírico.
Título em inglês
Political Entrepreneurship and International Relations
Palavras-chave em inglês
Collective action
Political economy
Political entrepreneurship
Public good
Rational choice
Resumo em inglês
The article develops the concept of 'Political Entrepreneur' of Russell Hardin (1982), from the approach of the Rational Choice and of the Theory of the Public Good. Originally applied to the Political Science, the objective is transforming the concept in an instrument of analysis for the evaluation about the performance of States in the International Relations. For that, the article utilizes of the taxonomy of Soares de Lima (1990) for assessing the behavior of developing countries, and qualifies the performance of Brazil as 'entrepreneur' in two case studies that will be object of consideration in the coming empirical article.
 
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Data de Publicação
2013-07-18
 
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