• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.101.2022.tde-08082022-150118
Documento
Autor
Nombre completo
Kelly de Souza Ferreira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Carneiro, Cristiane de Andrade Lucena (Presidente)
Almeida, Maria Herminia Brandao Tavares de
Hiratuka, Celio
Uehara, Alexandre Ratsuo
Título en portugués
A academia, o governo e a política externa chinesa para o Brasil
Palabras clave en portugués
Academia
Brasil
China
Política externa
Relações internacionais
Resumen en portugués
Esta tese de doutorado estuda a visão dos acadêmicos da área de Relações Internacionais na China e de seu governo sobre a política externa para o Brasil e verifica se a academia chinesa consegue influenciar o discurso do governo sobre essa temática. Para tanto, realiza uma revisão bibliográfica da construção da área de Relações Internacionais na China, visando compreender a formação desse campo e sua estruturação atual. Em seguida, apresenta o universo dos think tanks chineses e suas especificidades. Com o apoio do software Atlas.ti, foi realizada a análise de conteúdo de trinta artigos acadêmicos da área de Relações Internacionais e oito discursos completos proferidos pelo governo chinês, todos em mandarim e no período de 2000 a 2017. São enunciados os temas de interesse de cada grupo sobre o Brasil, verificando-se se há pontos de convergência de interesse entre os grupos. É possível concluir que a academia chinesa discute uma maior variedade de temas que o governo chinês. Encontramos uma correlação dos assuntos tratados pelos dois grupos, e em ambos os grupos há a predominância de assuntos econômicos.
Título en inglés
The scholars, the government and Chinese foreign policy towards Brazil
Palabras clave en inglés
Brazil
China
Foreign policy
International relations
Scholars
Resumen en inglés
This thesis studies the view of scholars in the field of International Relations in China and its government on foreign policy for Brazil, and verifies whether the Chinese academy is able to influence the governments discourse on this topic. Therefore, it carries out a bibliographic review about the construction of the area of International Relations in China, aiming to understand the formation of this field and its current structure. Next, we present the universe of Chinese think tanks and their specificities. With the support of Atlas.ti software, we analyze the content of thirty academic articles in the field of International Relations and eight complete speeches given by the Chinese government, all in Mandarin and from 2000 to 2017. group about Brazil and check if there are points of convergence of interest between the groups. It is possible to conclude that the Chinese academy discusses a greater variety of topics than the Chinese government. We found a correlation between the issues dealt with by the two groups, in both groups there is a predominance of economic issues.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-09-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.