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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-03052023-153952
Documento
Autor
Nome completo
Elisa Cavalheiro Libardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello (Presidente)
Caldas, José Manuel Peixoto
Orlandi, Fabiana de Souza
Silva, Thais Bento Lima da
Título em português
Possibilidades de mensurar o conhecimento e a autoeficácia sobre cuidados paliativos de equipes multiprofissionais atuantes na atenção primária à saúde
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Autoeficácia
Conhecimento
Cuidados Paliativos
Equipe multiprofissional
Validação
Resumo em português
Os cuidados paliativos (CP) são uma forma de abordagem que é reconhecida cada vez mais para pessoas com doenças sem cura, que podem gerar sofrimento ou que têm prognóstico ruim, já que tem como objetivo promover conforto e olhar para o paciente de forma integral. A equipe multiprofissional é fundamental nesses cuidados e um dos locais mais promissores para sua expansão é na Atenção Primária à Saúde (APS). No entanto, pouco se sabe sobre o quanto os profissionais da saúde que trabalham nesse nível de atenção, sabem sobre CP, já que os estudos sobre o tema são escassos, bem como os instrumentos avaliativos validados para o português. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo foi propor a utilização do instrumento Bonn Palliative Care Knowledge Test (BPW), validado e traduzido para o português falado no Brasil, para mensurar o conhecimento e a autoeficácia das equipes multiprofissionais com ensino superior que atuam na APS e os objetivos secundários foram realizar uma revisão integrativa da literatura para buscar instrumentos validados que avaliassem o conhecimento sobre CP por parte de profissionais da saúde, realizar adaptação transcultural e validação do instrumento BPW para o contexto brasileiro, e levantar e analisar o conhecimento e a autoeficácia das equipes de saúde atuantes na APS. Para validação do instrumento BPW foram feitos os processos de tradução, retrotradução, validação de conteúdo e análises de consistência interna, confiabilidade e reprodutibilidade do instrumento. Para a avaliação do conhecimento e autoeficácia dos profissionais da saúde sobre CP, foi aplicado um questionário sobre dados sociodemográficos e profissionais e o BPW validado. Os resultados mostraram que o instrumento BPW é válido para ser usado no contexto brasileiro, apresenta tradução e adaptação transcultural adequados, boa validade de conteúdo (Índice de Validade de Conteúdo = acima de 0,83), consistência interna mediana para conhecimento (Alfa de Cronbach = 0,486) e ótima para autoeficácia (Alfa de Cronbach = 0,852), boa confiabilidade geral (Índice de correlação interclasses acima de 0,5) e ótima reprodutibilidade (p-valor 0,046), podendo ser usado para avaliar profissionais da saúde de diferentes formações que atuam na APS. De forma geral, os profissionais avaliados mostraram conhecimento ruim sobre CP, apesar de boa autoeficácia, indicando que é preciso investimento em sua educação e que apenas o convívio com os pacientes e a experiência clínica, não garantem bom conhecimento sobre as diversas temáticas que envolvem os CP. É preciso salientar os princípios dos CP, intervenções medicamentosas e não-medicamentosas, ganho de confiança para sugerir intervenção de CP por parte de enfermeiros e entendimento e confiança sobre seu papel na prestação dos CP por parte dos demais profissionais. Esses resultados ressaltam que é essencial que exista capacitação da equipe multiprofissional visando a melhoria da qualidade assistencial prestada aos pacientes em CP na APS.
Título em inglês
Possibilities to measure knowledge and self-efficacy on palliative care of primary health care multiprofessional teams
Palavras-chave em inglês
Knowledge
Multiprofesional Team
Palliative Care
Primary Health Care
Self-efficacy
Validation
Resumo em inglês
Palliative care (PC) is an approach that is increasingly used for people with incurable diseases, which can cause suffering or who have a poor prognosis, as it aims to promote comfort and look at the patient in an integral way. The multidisciplinary team is fundamental in this care and one of the most promising places for its expansion is in Primary Health Care (PHC). However, little is known about how much health professionals who work at this level of care know about PC, since studies on the subject are scarce, as well as evaluative instruments validated for Portuguese. Thus, the main objective of this study was to propose the use of the Bonn Palliative Care Knowledge Test (BPW) instrument, validated and translated into Brazilian Portuguese, to measure the knowledge and self-efficacy of multidisciplinary teams with higher education that work in PHC. The secondary objectives were to carry out an integrative literature review to seek validated instruments that assess knowledge about PC by health professionals, carry out cross-cultural adaptation and validation of the BPW instrument for the Brazilian context, and raise and analyze knowledge and self-efficacy of the health teams working in PHC. For validation of the BPW instrument, the processes of translation, back-translation, content validation and analyzes of internal consistency, reliability and reproducibility of the instrument were carried out. To assess the knowledge and self-efficacy of health professionals about PC, a questionnaire on sociodemographic and professional data was applied and the BPW validated. The results showed that the BPW instrument is valid for use in the Brazilian context, showed adequate translation and cross-cultural adaptation, good content validity (Content Validity Index = above 0,83), median internal consistency for knowledge (Alfa Cronbach = 0,486) and excellent for self-efficacy (Alfa Cronbach = 0,852), good overall reliability (Interclass Correlation Index = above 0,5) and excellent reproducibility (p-value = 0,046) and can be used to assess health professionals from different backgrounds who work in PHC. In general, the evaluated professionals showed poor knowledge about PC, despite good self-efficacy, indicating that investment is needed in their education and that just interacting with patients and clinical experience do not guarantee good knowledge about the various themes that involves PC patients. It is necessary to emphasize the principles of PC, pharmacological and non-pharmacological interventions, gaining confidence to suggest PC intervention for nurses and understanding and confidence about other professionals role in providing PC for patients. These results emphasize that it is essential to have training for the multidisciplinary team aiming the improvement of the quality of care provided to patients in PC in PHC.
 
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Data de Publicação
2023-09-14
 
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