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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-19012022-130309
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Manzano Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Panosso Netto, Alexandre (Presidente)
Fratucci, Aguinaldo Cesar
Fulaneti, Oriana de Nadai
Título em português
O turismo no governo de Jair Bolsonaro: políticas públicas e discursos ideológicos (2019-2020)
Palavras-chave em português
Discurso político
Governo Bolsonaro
Políticas públicas de turismo
Semiótica francesa
Turismo
Resumo em português
Este trabalho contribui com os estudos de políticas públicas de turismo e com os estudos dos discursos políticos sobre turismo, estabelecendo um paralelo entre a agenda de políticas públicas de turismo e os discursos proferidos por sujeitos políticos. O objetivo geral foi analisar a influência dos discursos ideológicos do presidente Jair Bolsonaro nas políticas públicas de turismo em âmbito Federal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa explicativa, de caráter qualitativo, de abordagem aplicada e delineamento de estudo de caso. O corpus contemplou discursos do presidente sobre turismo e documentos emitidos pelo Governo Federal e o Ministério do Turismo nos anos de 2019 e 2020. Os discursos políticos sobre turismo proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro foram analisados por meio do modelo do percurso gerativo de sentido da semiótica francesa. O estudo revelou que Bolsonaro constrói seus discursos políticos e projetos políticos sobre turismo a partir da perspectiva do eu e as propostas por ele defendidas são aquelas que refletem seus desejos, habilidades, gostos pessoais, seu posicionamento ideológico e até seus hobbies. Também demonstrou que o presidente constrói uma dualidade sobre si mesmo, oscilando entre o sujeito do saber (dotado de conhecimento) e o sujeito do não saber (não dotado de conhecimento). Outra análise revelou que, em seus discursos, Bolsonaro tem como tu projetado a sua base de apoio. Ao falar de turismo, o presidente projeta a maior parte de seus discursos aos seus apoiadores, fazendo a todo tempo acenos a temas que são caros a essa base. O trabalho também demonstrou que o turismo é, na construção discursiva de Bolsonaro, uma figura que contribui para a construção temática da desregulação, em especial a desregulação ambiental. Bolsonaro faz crer, usando o turismo como argumento, que a regulação é o que emperra o crescimento do Brasil. Outro ponto destacado é que, por meio do percurso do destinador-manipulador, o presidente manipula seus enunciatários (eleitores e apoiadores), pedindo poder, manifestado por meio de apoio e aderência para conseguir pôr em prática seus projetos. Em adição, revelou-se que o presidente constrói seus discursos em cima da polarização, reafirmando a retórica nós contra eles. Assim, as duas principais contribuições desta pesquisa são: 1) entender como os valores ideológicos do bolsonarismo operam, por meio dos seus discursos, o que nos permite compreender as prioridades e as direções que este governo toma ou pretende tomar, em especial com relação ao turismo, o que auxilia na compreensão do poder de influência que esses discursos exercem nos apoiadores deste governo e; 2) demonstrar de forma aplicada a semiótica francesa como alternativa metodológica e teórica de pesquisa em turismo
Título em inglês
The tourism in Jair Bolsonaro's government: public policies and ideological speech (2019-2020)
Palavras-chave em inglês
Bolsonaro government
French semiotic
Political speech
Tourism
Tourism policies
Resumo em inglês
This work contributes to tourism policies studies and the studies of political speech about tourism, stablishing a parallel between the agenda of tourism policies and the speech spoken by politicians. The main objective was to analyze the influence of ideological speech of the Brazilian president Jair Bolsonaro in tourism policies in a federal scope. Therefore, explanatory research with a qualitative approach and case study design was adopted. The corpus contemplated speeches of the Brazilian president about tourism, and also documents issued by the federal government and the ministry of tourism between 2019-2020. Political speeches about tourism pronounced by the president Jair Bolsonaro were analyzed through model of the generative path of meaning in French semiotic. This study concluded that Bolsonaro has been constructing his political speeches and political projects about tourism from the perspective of self and the proposals defended by him are those that reflect his desires, skills, personal tastes, ideological position, and even his hobbies. This dissertation also demonstrated that the president has been constructing a duality over himself, oscillating between the subject of knowledge (knowledgeable) and the subject of non-knowledge (unknowingly). Another analysis revealed that in his speeches, Bolsonaro has you projected in his support base. When talking about tourism, the president projects the major part of his speeches to his supporters, all the time pointing to themes that are dear to them. This research also demonstrated that tourism is, in the discursive construction of Bolsonaro, a figure that contributes to the thematic construction of deregulation, specially an environmental one. Bolsonaro makes people believe, using tourism as an argument, that regulation is what stuck the growing of Brazil. Another highlighted point is that, through the path sender-manipulator, the president manipulates your enunciators (electors and supporters), asking power, manifesting through support and adherence to be able put in practice his projects. In addition, it was revealed that the president constructs his speeches over polarization, reaffirming the rhetoric we against them. Thus, the two main contributions of this research are: 1) understanding how the ideological values of bolsonarism operates, through his speeches, what allow us to comprehend which are the priorities and the directions that this government takes or intends to take, specially towards tourism, what helps in the comprehension of influence power that these speeches exert on governments supporters, and; 2) demonstrating in an applied way the French semiotic as a methodological and theoretical alternative in tourism research
 
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Data de Publicação
2022-05-13
 
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