• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-15082021-215712
Documento
Autor
Nombre completo
Vanderléia Ricardo da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Teles, Reinaldo Miranda de Sá (Presidente)
Malta, Guilherme Augusto Pereira
Panosso Netto, Alexandre
Santos, Gislene Aparecida dos
Título en portugués
A inserção do Festival Feira Preta no calendário de turismo de eventos na cidade de São Paulo: o capital intelectual como força propulsora na "difusão" do movimento da população negra afroempreendedora
Palabras clave en portugués
Afroempreendedorismo
Festival Feira Preta
Racismo
Turismo de Negócios e Eventos
Resumen en portugués
O turismo é um fenômeno social e, sob esta perspectiva, busca-se o aprofundamento do seu impacto na sociedade, na tentativa de entender complexidade desse fenômeno. Alguns estudos nos campos da antropologia, geografia, economia, entre outros, têm revelado que o turismo é um fenômeno que envolve fluxo, ação empreendedora, políticas públicas e importantes questões de ordem social. Na busca pela compreensão desse fenômeno, buscar-se-á nesta pesquisa esclarecer quanto o turismo de negócios e eventos contribui para fortalecer o capital cultural da população negra por meio do empreendedorismo, conhecido como afroempreendedorismo. Para elucidar essa questão, o objeto de pesquisa eleito foi o Festival Feira Preta (FFP), evento que ocorre anualmente em São Paulo. O FFP é um evento cultural étnico que apresenta diversidade cultural, demonstrada através de diferentes tipos de manifestações da população negra, incluindo ações empreendedoras, artísticas e educacionais entre pares, fortalecendo a relação com a circulação do dinheiro entre negros, seja como afroempreendedor ou como consumidor. A atuação do povo conflui com o resgate e promoção de sua singularidade, identidades culturais, remontando por vez, seu laço histórico (PIRES, 2009) e valendo-se de uma ação empreendedora. O estudo de caso FFP-SP servirá de fonte de informação para o alcance do objetivo definido. A base desta pesquisa é entender a movimentação da população negra empreendedora no processo de inserção na cadeia produtiva, sua contribuição para o fortalecimento do capital cultural construído pela diáspora e qual sua importância para os empreendedores. Inicialmente, considerando o conhecimento baseado na experiência, este estudo seguiu o método empírico-indutivo, atribuindo ao conjunto de elementos da pesquisa a amostra do seu histórico de edições e sua comunicação por meio de eventos, identificando a influência que ele tem sob os empreendedores.
Título en inglés
The insertion of the Feira Preta Festival in the event tourism calendar of the city of São Paulo: intellectual capital as a driving force in the diffusion of the Afro-entrepreneurial black population movement.
Palabras clave en inglés
Black entrepreneurship
Business Tourism and Events
Feira Preta Festival
Racism
Resumen en inglés
Tourism is a social phenomenon, and, from this perspective, we seek to deepen its impact on society in an attempt to understand the complexity of this phenomenon. Some studies in the fields of anthropology, geography, economics, among others, have revealed that tourism is a phenomenon that involves flow, entrepreneurial action, public policies and important social issues. In seeking to understand this phenomenon, this research will seek to clarify how business tourism and events contributes to strengthen the cultural capital of the black population through entrepreneurship known as "Black entrepreneurship". To elucidate this issue, the research object chosen was the Feira Preta Festival, an event that takes place annually in São Paulo. The Feira Preta Festival is an ethnic cultural event, which presents cultural diversity, demonstrated through different types of manifestations of the black population, including entrepreneurial, artistic and educational actions by peers, strengthening the relationship with the circulation of money among blacks, whether as a Black entrepreneur or as a consumer. The actions of the people converge with the rescue and promotion of their uniqueness, cultural identities, going back in time to their historical bond (PIRES, 2009) and using an entrepreneurial action. The case study Feira Preta Festival São Paulo will serve as a source of information to reach the defined objective. The basis of this research was to understand the movement of the entrepreneurial black population in the process of insertion in the productive chain and its contribution to the strengthening of the cultural capital built by the diaspora and its importance for entrepreneurs. Initially, considering the experience-based knowledge, this study followed the empirical-inductive method, assigning to the set of research elements the sample of its editing history and its communication through events, identifying the influence that it has on entrepreneurs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-08-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.