• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-02122019-160313
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Padua Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Allis, Thiago (Presidente)
Jajamovich, Guillermo Paz
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo
Título em português
Para além de um viaduto: uma análise de usos e discursos sobre o Parque Minhocão
Palavras-chave em português
Circulação de modelos urbanos
Lazer urbano
Minhocão
Mobilidades
Turismo urbano
Resumo em português
O Elevado Presidente João Goulart/Parque Minhocão é uma via, construída em 1971 na cidade de São Paulo que atualmente desempenha atividade dupla: para além de um viaduto, também funciona como parque elevado. Sua história foi marcada por uma série de discussões e articulações sobre seu futuro, com possibilidades vinculadas à sua desativação definitiva para carros, transformação em parque urbano elevado - de forma definitiva ou parcial ou derrubada da estrutura (via desmonte ou demolição). Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar, descrever e analisar, numa perspectiva histórica, os usos e discursos associados ao turismo e lazer urbanos no Minhocão, tendo por referência a circulação de modelos urbanos. Para tanto, a metodologia selecionada utilizará das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação não-estruturada. O referencial teórico estruturou-se a partir de três temas principais: mobilidades e circulação de modelos urbanos, planejamento estratégico e city marketing, turismo e lazer urbanos. Os resultados obtidos permitiram se concluir que os usuários do Minhocão são representados por um conjunto variado de atores turistas, visitantes e residentes, de maneira geral que apresentam a possibilidade de, enquanto usufruindo deste espaço, compartilharem de um olhar turístico. Ainda, sobre os discursos vinculados ao Minhocão, demonstrou-se que estes baseiam-se em duas diferentes visões desta estrutura, como oportunidade (em relação à sua transformação em parque elevado) ou como problema (que necessitaria de uma solução). A partir da noção de circulação de modelos urbanos, entende-se que a história do Minhocão foi marcada pela presença de influências urbanas, que podem se resumir em: modelos de vias expressas elevadas, de parques urbanos elevados ou de experiências de derrubadas de vias elevadas. O Minhocão se apresentou como um poderoso objeto de estudo para se compreender os desafiadores fenômenos urbanos atuais, suas estratégias e representações, a partir de novos sentidos concedidos aos espaços das cidades
Título em inglês
Beyond a viaduct: an analysis of uses and discourses of the Minhocão Park
Palavras-chave em inglês
Circulation of urban models
Minhocão
Mobilities
Urban leisure
Urban tourism
Resumo em inglês
The Presidente João Goulart highway/ Minhocão Park is an elevated road, built in 1971 in the city of São Paulo that currently performs double activity: besides a viaduct, it also functions as an elevated park. Its history was marked by a series of discussions and articulations about its future, with possibilities linked to its permanent deactivation of cars, the transformation into an elevated urban park - permanently or partially - or the overturning of the structure (via disassembly or demolition). Thus, this research aims to identify, describe and analyze, from a historical perspective, the uses and discourses associated with urban tourism and leisure in Minhocão, with reference to the circulation of urban models. Therefore, the selected methodology - qualitative and applied (GIL, 2008) - will use the techniques of bibliographic research, documentary research, semi-structured interviews and unstructured observation. The theoretical framework was based on three main themes: mobilities and circulation of urban models, strategic planning and city marketing, urban tourism and leisure. The obtained results allowed concluding that Minhocão users are represented by a varied set of actors - tourists, visitors and residents, in general - who present the possibility of sharing a tourist look while enjoying this space. Still, discourses related to Minhocão, it was shown that they are based on two different views of this structure, as an opportunity (in relation to its transformation into an elevated park) or as a problem (that would need a solution). From the notion of circulation of urban models, it is understood that the history of Minhocão was marked by the presence of urban influences, which can be summarized as: elevated expressways, elevated urban parks or road tearing experiences. Minhocão has presented itself as a powerful object of study to understand the current challenging urban phenomena, their strategies and representations, based on new meanings given mainly to public spaces
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.