• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Letícia de Jesus
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Douglas Roque (Presidente)
Figueira Junior, Aylton Jose
Fischer, Frida Marina
Tsukamoto, Mariana Harumi Cruz
Título em português
Características sociodemográficas e de trabalho do profissional da educação física de academia
Palavras-chave em português
Educação física
Perfil do profissional de EF
Saúde do trabalhador
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo descrever as características sóciodemográficas e de trabalho do profissional da Educação Física da Zona Leste de São Paulo. Como objetivos específicos, identificamos o perfil do profissional e o estilo de vida e saúde, considerando os aspectos de tempo de trabalho, funções exercidas, percepção de satisfação profissional com relação às condições de trabalho, renda e motivação e capacidade para o trabalho do profissional de Educação Física. A metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico, artigos, dissertações e livros, e na utilização de um questionário. Os sujeitos desta pesquisa foram 80 profissionais de Educação Física que atuam nas academias da zona leste de São Paulo. Os itens do questionário foram desmembrados com a finalidade de utilizar os escores pré-definidos de cada instrumento. Foi utilizado o pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences - SPSS 20, estabelecendo uma análise descritiva com cálculos de média, desvio padrão. A maioria dos profissionais era do sexo masculino e tinham média de 33 anos de idade; trabalhavam aproximadamente dois anos na empresa onde foi realizada a pesquisa; dos profissionais, 55 % obtinham de carteira e previdência social. A qualidade de vida e satisfação profissional ficaram na média da classificação boa. Foi identificado uma prevalência baixa de doenças e lesões nestes profissionais. No geral o pentaculo do bem estar teve um resultado positivo para os indicadores de estilo de vida. Podemos afirmar que é uma profissão recente no mercado, e um dos grandes desafios desta área é o processo de envelhecimento e o plano de carreira. Em média esses profissionais tem 2 empregos e dividem a rotina e seu tempo com outras atividades. O gosto pela pratica de atividade física é um fator que colabora para a escolha da profissão em Educação Física. Podemos concluir que os profissionais deste estudo são considerados jovens e fisicamente ativos, além de ter poucos problemas de saúde, uma vez que esses profissionais possuem uma probabilidade maior de cuidar da saúde e ter com o estilo de vida ativo, faz com que os aspectos preventivos sejam mais evidentes
Título em inglês
Sociodemographic and work characteristics of the gym physical education professional
Palavras-chave em inglês
EF Professional Profile
Physical Education
Worker's health
Resumo em inglês
This study aimed to analyze the sociodemographic and work characteristics of the Physical Education professional of the East Zone of São Paulo. As specific objectives, we identify the profile of the professional and aspects of lifestyle and health, considering the aspects of working time, functions exercised, perception of professional satisfaction with regard to working conditions, income and motivation, as well as specify the aptitude for the work of the Physical Education professional. The methodology focused on the bibliographical survey, articles, dissertations and books, and the use of a questionnaire. The subjects of this research were 80 professionals of physical education who work in the academies of the east zone of São Paulo. The items of the questionnaire were dismembered in order to use the pre-defined scores of each instrument. Statistical Package for Social Sciences - SPSS 20 was used, establishing a descriptive analysis with mean, standard deviation calculations. Most of the professionals were male and with an average of 33 years of age; worked for approximately two years in the company where the research was carried out, of the professionals, 55% obtained a portfolio and social security. Quality of life and professional satisfaction were average in the good rating. A low prevalence of diseases and injuries was identified in these professionals. Overall the pentacle of good had a positive outcome for lifestyle indicators. We can state that it is a recent profession in the market, it is one of the great challenges of this area is the aging process and the career plan. On average these professionals have 2 jobs and divide the routine and their time with other activities. The taste for practicing physical activity is a factor that contributes to the choice of the profession in Physical Education. We can conclude that the professionals of this study are considered young and physically active, in addition to having few health problems, since these professionals have a greater probability of taking care of health and having with the active lifestyle, causes that the preventive aspects are more evident
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
A.pdf (2.17 Mbytes)
Data de Publicação
2019-09-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.