• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-25062020-112617
Document
Auteur
Nom complet
Lucas Bravo Rosin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Leite, Cristiane Kerches da Silva (Président)
Barcelos, Márcio
Bichir, Renata Mirandola
Santoro, Paula Freire
Titre en portugais
Bicicleta e políticas públicas no Brasil: comparando as trajetórias das agendas de políticas cicloviárias em Rio Branco (AC) e São Paulo (SP)
Mots-clés en portugais
Agenda de políticas públicas
Análise comparada
Bicicleta
Interações socioestatais
Políticas cicloviárias
Resumé en portugais
Nos últimos anos, a agenda cicloviária ganhou relevância no Brasil. A bicicleta, antes relegada ao uso esportivo e recreativo, passou a ser interpretada como um elemento de políticas públicas de mobilidade urbana. Diversos municípios demonstraram essa mudança de perspectiva por meio da implementação de sistemas cicloviários. Dois municípios em particular se destacaram pela implementação de significativas redes de infraestrutura cicloviária: Rio Branco (AC) e São Paulo (SP). A partir de uma análise de caráter longitudinal e comparada, este trabalho rastreou a trajetória dessas agendas locais à guisa de compará-las com relação às dimensões das ideias, dos atores, das estruturas relacionais e dos encaixes institucionais. Por meio da articulação de diferentes lentes teóricas, foi possível observar variações nos parâmetros estáveis de observação em diferentes contextos históricos e regimes políticos, apesar de apresentarem resultados parecidos em termos de políticas públicas. Observou-se como variados padrões de interação socioestatais, em distintos contextos locais e sob o mesmo tema de agenda, se articularam gerando resultados institucionais semelhante.
Titre en anglais
Bicycle and public policies in Brazil: comparing the trajectories of the bicycle policy agendas in Rio Branco (AC) and São Paulo (SP).
Mots-clés en anglais
Bicycle policies
Bike
Comparative analysis
Public policy agenda
Socio-state interactions
Resumé en anglais
In recent years, the cycling agenda has gained relevance in Brazil. Two municipalities in particular stood out for the implementation of cycling infrastructure networks: Rio Branco (AC) and São Paulo (SP). Based on a longitudinal and comparative analysis, this work traced the trajectory of these local agendas by way of comparing them in relation to the dimensions of ideas, actors, relational structures and institutional settings. Through the articulation of different theoretical lenses, it was possible to observe variations in the stable parameters of observation in different historical contexts and polítical regimes, despite presenting similar results in terms of public policy instruments. It was observed how varied patterns of socio-state interaction, in different local contexts and under the same agenda theme, were articulated, generating similar institutional results
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
rosinlbdissvcorr.pdf (3.94 Mbytes)
Date de Publication
2021-06-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.