• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-25062020-112617
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Bravo Rosin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Leite, Cristiane Kerches da Silva (Presidente)
Barcelos, Márcio
Bichir, Renata Mirandola
Santoro, Paula Freire
Título em português
Bicicleta e políticas públicas no Brasil: comparando as trajetórias das agendas de políticas cicloviárias em Rio Branco (AC) e São Paulo (SP)
Palavras-chave em português
Agenda de políticas públicas
Análise comparada
Bicicleta
Interações socioestatais
Políticas cicloviárias
Resumo em português
Nos últimos anos, a agenda cicloviária ganhou relevância no Brasil. A bicicleta, antes relegada ao uso esportivo e recreativo, passou a ser interpretada como um elemento de políticas públicas de mobilidade urbana. Diversos municípios demonstraram essa mudança de perspectiva por meio da implementação de sistemas cicloviários. Dois municípios em particular se destacaram pela implementação de significativas redes de infraestrutura cicloviária: Rio Branco (AC) e São Paulo (SP). A partir de uma análise de caráter longitudinal e comparada, este trabalho rastreou a trajetória dessas agendas locais à guisa de compará-las com relação às dimensões das ideias, dos atores, das estruturas relacionais e dos encaixes institucionais. Por meio da articulação de diferentes lentes teóricas, foi possível observar variações nos parâmetros estáveis de observação em diferentes contextos históricos e regimes políticos, apesar de apresentarem resultados parecidos em termos de políticas públicas. Observou-se como variados padrões de interação socioestatais, em distintos contextos locais e sob o mesmo tema de agenda, se articularam gerando resultados institucionais semelhante.
Título em inglês
Bicycle and public policies in Brazil: comparing the trajectories of the bicycle policy agendas in Rio Branco (AC) and São Paulo (SP).
Palavras-chave em inglês
Bicycle policies
Bike
Comparative analysis
Public policy agenda
Socio-state interactions
Resumo em inglês
In recent years, the cycling agenda has gained relevance in Brazil. Two municipalities in particular stood out for the implementation of cycling infrastructure networks: Rio Branco (AC) and São Paulo (SP). Based on a longitudinal and comparative analysis, this work traced the trajectory of these local agendas by way of comparing them in relation to the dimensions of ideas, actors, relational structures and institutional settings. Through the articulation of different theoretical lenses, it was possible to observe variations in the stable parameters of observation in different historical contexts and polítical regimes, despite presenting similar results in terms of public policy instruments. It was observed how varied patterns of socio-state interaction, in different local contexts and under the same agenda theme, were articulated, generating similar institutional results
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
rosinlbdissvcorr.pdf (3.94 Mbytes)
Data de Publicação
2021-06-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.