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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-14082017-104118
Documento
Autor
Nombre completo
Lara Lopes Moraes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Coelho, Fernando de Souza (Presidente)
Bergue, Sandro Trescastro
Levy, Evelyn
Olivieri, Cecilia
Título en portugués
Des (Integração) entre os subsistemas de Recursos Humanos no ingresso no serviço público: uma análise da implementação da carreira de especialista em Políticas Públicas no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Especialista em políticas públicas
Gestão de Pessoas
Sistema de Ingresso
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho consiste em analisar, à luz da integração e desintegração da gestão pública, a implementação do sistema de ingresso da carreira de Especialista em Políticas Públicas do Governo do Estado de São Paulo (EPP-SP), por meio da descrição de seus processos e de sua análise do seu alinhamento e/ou fragmentação. O sistema de ingresso investigado engloba três grandes subsistemas: Recrutamento e Seleção, Integração e Acolhimento, e Finalização do Estágio Probatório, os quais são pautadas pelo planejamento de contratação, que estabelece o quantitativo e o qualitativo de pessoal necessários, e pela alocação organizacional, nas quais os ingressantes irão desempenhar as atividades previstas. Com intento de se obter uma descrição detalhada do sistema de ingresso da carreira em análise, o trabalho segue uma abordagem qualitativa, tendo como principal método o estudo de caso, apoiado em duas técnicas de coleta de dados, quais sejam: a pesquisa documental e a realização de entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave. Verificou-se aspectos de integração e a desintegração nos processos presentes no sistema de ingresso no serviço público da carreira de EPP-SP; de um lado, o desalinhamento entre o planejamento de recursos humanos e a avaliação de desempenho do estágio probatório, bem como entre o curso de formação e a alocação dos gestores; e, por outro lado, no que tange à integração do sistema, identificou-se a associação entre o planejado para carreira e a estrutura da seleção dos candidatos
Título en inglés
Dis(integration) between the Human Resources Subsystems at Admission into Public Service: an analysis of the implementation of the career of Public Policies Specialist in the State of São Paulo
Palabras clave en inglés
Admission system
People management
Public policy specialist
Resumen en inglés
The objective of this work is to analyze, in the light of the integration and disintegration of public management, implementation of the admission system of the career of the Public Policies Specialist of the São Paulo State Government (PPS-SP), through the description of its processes and their analysis of their alignment and/or fragmentation. The admission system studied comprises three major subsystems: Recruitment and Selection, Integration and Reception, and Completion of the Probationary Stage, which are guided by the contracting planning, which establishes the quantitative and qualitative personnel required, and by the organizational allocation, in which the entrants will perform the planned activities. In an attempt to obtain a detailed description of the career admission system under analysis, the work follows a qualitative approach, having as main method the case study, supported by two data collection techniques, which are: documentary research and Semi-structured interviews with key informants. It was verified aspects of integration and disintegration in the processes present in the system of entry into the public service of the PPS-SP career; on the one hand, the misalignment between the human resources planning and the performance evaluation of the probationary stage, as well as between the training course and the allocation of the managers; and, on the other hand, with regard to the integration of the system, was identified the association between career planning and the structure of candidate selection
 
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Fecha de Publicación
2017-11-10
 
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