• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-24082021-174433
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Vieira da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Correa, Cynthia Harumy Watanabe (Presidente)
Gomes, Denise Cristina Ayres
Holanda, Adriane Figueirola Buarque de
Kern, Daniela Pinheiro Machado
Título en portugués
"Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei a minha própria realidade": um mapeamento dos imaginários em torno de Frida Kahlo
Palabras clave en portugués
Cultura material
Feminismo
Frida Kahlo
Imaginário
Resumen en portugués
A dissertação tem como proposta principal mapear os imaginários construídos por mulheres detentoras de objetos que reproduzem a imagem da artista Frida Kahlo, de modo a compreender quais atributos identificados na artista tornam-se significativos para essas interlocutoras. Como objetivos específicos, o estudo busca estabelecer uma comparação com os imaginários discutidos pela literatura em torno do fenômeno da Fridamania nos anos 1980, e, ainda, verificar como esses imaginários vinculam-se ao feminismo. Metodologicamente, o estudo é descritivo-exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica e em trabalho de campo que combina a aplicação de questionário on-line à realização de grupos focais com mulheres respondentes do formulário. Por meio do questionário, houve uma identificação do perfil das respondentes, dos objetos que possuem da artista, da relação que estabelecem com Frida Kahlo e de como elaboram sua associação ao feminismo. Os grupos focais, por sua vez, aprofundaram e qualificaram as respostas obtidas via questionários. Como resultado da pesquisa, verificou-se que os imaginários em torno de Frida Kahlo se concentram, principalmente, no rompimento de padrões (estéticos, sociais e artísticos), na força e liberdade emanadas de sua personalidade, nas ideias de resiliência, sofrimento e autenticidade. Constatou-se que os imaginários estão em consonância com as temáticas atuais ligadas à pós-modernidade, como a busca por autenticidade e realidade, mas ao mesmo tempo retoma imagens veiculadas pela Fridamania dos anos 1980, como a de representatividade. Para a maioria das entrevistadas, a artista pode ser considerada um símbolo do feminismo, sobretudo por seus conflitos e trajetória de vida, busca por reconhecimento artístico e desafio a paradigmas impostos pela sociedade à época. A partir disso, o feminismo pode ser interpretado como uma tecnologia imaginal e, aliado à cultura material, propicia a elaboração de imaginários em torno de Frida Kahlo que impulsionam imagens e fortalecem vínculos que unem as mulheres
Título en inglés
"I never painted dreams. I painted my own reality": a map of the imaginaries around Frida Kahlo
Palabras clave en inglés
Feminism
Frida Kahlo
Imaginary
Material culture
Resumen en inglés
The main proposal of the dissertation is to map the imaginaries composed by women who possess objects which contain Frida Kahlos images as a way to understand which features identified on the artist became most significant for the participants. As secondary intents, the research stresses a comparison between the imaginaries identified at the literature, considering the background of the Fridamania movement through the end of the 70s and the beginning of the 80s - but not restricted at it - and then to verify how these imaginaries are associated with feminism. Methodologically, the study is descriptive-exploratory, based on a literature review and a field of research that associates the application of an online survey and the organization of focus groups with some participants. By the former, the study identified the participants profiles, mapped their objects, the relation they established with the painter as well as how they forged the artists relation with feminism. The focus groups, on the other hand, developed and qualified the replies obtained through the survey. As a result of the research, it was possible to verify that imaginaries surrounding Frida Kahlo rely on the rupture with the mainstream (aesthetical, social, and artistic), the strength and liberty emerged by her personality, the resilience, and the authenticity and reality featured by her artistic production. It was also possible to verify that the imaginaries establish a dialogue with contemporary themes related to post-modernity, such as the search for authenticity and realism, as well as to disclose the imaginaries already mapped at the literature, such as representativity. For most of the interviewees, the artist can be considered a symbol of feminism, specially by her conflicts, life trajectory, search for artistic recognition and defiance to socially imposed paradigms. As a result, feminism can be inferred as a technology of the imaginary and, alongside with material culture, influence the elaboration of imaginaries around Frida Kahlo in a way that can forward images and strengthen feminist relations among women
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-05-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.