• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2021.tde-23122021-204356
Document
Auteur
Nom complet
Cristiane Imperador
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Guridi, Verónica Marcela (Président)
Lima, Márcia Maria Tait
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Scarpa, Daniela Lopes
Titre en portugais
Conhecimento científico e divulgação científica: uma aproximação produtiva em busca do empoderamento e da emancipação
Mots-clés en portugais
Conhecimento científico
Cultura científica
Divulgação científica
Educação formal
Resumé en portugais
A ciência tem sido profundamente legitimada como produtora de conhecimentos que devem ser transmitidos e assimilados pelos sujeitos. No entanto, o déficit de compreensão de temas científicos pelo público geral é enorme; o conhecimento científico não está igualmente distribuído, nem integrado a outros saberes e, quando se faz presente, muitas vezes, não tem aplicação na vida cotidiana. Esta dissertação tem por objetivo, a partir da análise dos resultados de entrevistas realizadas com docentes do ensino médio que atuam em uma escola da rede estadual da cidade de São Paulo, investigar como ocorre a interação entre o professor e os materiais de divulgação científica, os critérios utilizados para seleção, as vantagens, desvantagens, impedimentos do uso, bem como compreender como esses materiais, trabalhados na última etapa da educação formal, pelo viés dos Estudos Culturais, podem contribuir para a democratização do conhecimento científico, para a ampliação cultural e inserção do cidadão na cultura científica. A seleção das categorias de análise: (1) consumo de informação científica, (2) aspectos metodológicos e (3) relevância da divulgação científica, justifica-se pelo interesse em investigar como o consumo de informações científicas reflete na prática pedagógica e a importância de se trabalhar com a divulgação científica agregada à diversidade epistemológica, na educação formal, de maneira a democratizar o conhecimento científico e a possibilitar ao estudante uma aprendizagem significativa. O procedimento de análise adotado consistiu na análise de conteúdo categorial temática proposta por Bardin (2010) e o recorte realizado foi a nível semântico, no qual os principais temas foram identificados. Os resultados das análises possibilitaram verificar os principais meios de obtenção de informação científica pelos respondentes, os recursos utilizados para divulgação do conhecimento científico, os critérios de seleção, os principais propósitos de ensino para o uso dos materiais de divulgação, bem como as representações sociais que os professores têm sobre o que significa divulgação científica. Além disso, observamos que sendo compreendida como a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral, a divulgação científica pode ser um meio eficiente para socializar e disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, aliada ao ensino formal e ao letramento científico, empoderando o cidadão para identificar silenciamentos, obscuridades e contribuir com o combate à disseminação de fake news; constituindo-se um espaço fértil de investigação na medida em que pode constituir um elemento para impedir que o conhecimento seja sinônimo de dominação e poder ou fique concentrado nas mãos de uma minoria, neste caso, aqueles que dominam o conhecimento científico
Titre en anglais
Scientific knowledge and scientific divulgation: a productive approach in search of empowerment and emancipation
Mots-clés en anglais
Formal education
Scientific culture
Scientific divulgation
Scientific knowledge
Resumé en anglais
Science has been deeply legitimized as a producer of knowledge that must be transmitted and assimilated by individuals. However, the comprehension deficit of scientific topics by the general public is enormous; the scientific knowledge is not evenly distributed or integrated into other types of knowledge and, when it is present, it is not often applied to everyday life. This dissertation aims to, based on the analysis of interviews results carried out with high school teachers who work in a public school in the city of São Paulo, investigate how the interaction between the teacher and the scientific divulgation material occurs, the selection criteria adopted, advantages, disadvantages, obstacles to use, as well as understand how this material, used in the last stage of formal education, biased by Cultural Studies, can contribute to the democratization of scientific knowledge, the cultural expansion and the citizen insertion in the scientific culture. The selection of the analysis categories: (1) scientific information consumption, (2) methodological aspects and (3) relevance of scientific divulgation, is justified by the interest in investigating how the consumption of scientific information reflects in the pedagogical practice and the importance of working with the scientific divulgation associated with the epistemological diversity, in formal education, in order to democratize the scientific knowledge and provide students with meaningful learning. The analysis procedure applied consisted of the theme/category-based content analysis proposed by Bardin (2010) and the focal point was in the semantic level, in which the main topics were identified. The results of the analyses allowed us to check the principal means of scientific information acquisition by the respondents, the resources used for the divulgation of the scientific knowledge, the selection criteria, the main teaching purposes for the use of divulgation material, as well as the social representations that the teachers have of what scientific divulgation means. Furthermore, we notice that being understood as the distribution of scientific and technological information to the general public, the scientific divulgation can be an efficient means of socializing and disseminating knowledge about science and technology, associated with the formal education and the scientific literacy, empowering the citizen to identify silencing, obscurities and contribute to combating the spread of fake news; representing a fertile investigation space as it can constitute an element to prevent knowledge from being a synonym of domination and power or being concentrated in the hands of a minority, in this case, those who dominate the scientific knowledge
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.