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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2020.tde-23012021-133509
Documento
Autor
Nome completo
Lucélia Borges Pardim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Aulicino, Madalena Pedroso (Presidente)
Almeida, Marcelo Vilela de
Corrêa, Ricardo Santhiago
Santos, Luciene Souza
Título em português
Inimigos Fiéis: rupturas e permanências nas Cavalhadas do Médio São Francisco - BA
Palavras-chave em português
Bom Jesus da Lapa-BA
Cavalhada
Cultura popular
Identidade
Serra do Ramalho-BA
Resumo em português
A permanência da Cavalhada, considerada o maior auto popular a céu aberto do Brasil, tem motivado muitas pesquisas. Encenação que rememora, ritualisticamente, os combates travados entre mouros e cristãos na Península Ibérica, com foco na resistência empreendida pelo imperador Carlos Magno e os Doze Pares de França, a Cavalhada sempre esteve sujeita a adaptações e revisões, mesmo mantendo certa fidelidade no tocante às fontes em que se baseia. Carlos Magno, o rei da França que se mantém vivo no imaginário de toda a Península Ibérica, América espanhola, Brasil e antigas colônias africanas como arquétipo do rei salvador, mesmo que essa idealização não condiz com a figura histórica, é a personagem-síntese, embora, nos dois municípios pesquisados, o papel de protagonista se encaixe melhor no seu oponente, o Rei Mouro. O estudo foi realizado nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, próximos entre si, divididos pelo rio São Francisco em seu curso médio baiano. Com o objetivo de compreendermos as relações de poder que envolvem esta manifestação popular, pesquisamos os processos históricos, sem esquecermos os fatos sociais e os significados subjetivos que resultaram na ressignificação do folguedo e nos ajudaram a entender as razões de sua permanência na contemporaneidade. Afinal, a Cavalhada, com raízes na Idade Média, mesmo competindo com eventos de grande porte da indústria cultural, não apenas sobrevive no Brasil, como demonstra certa vitalidade, permeando muitas dimensões da vida simbólica nas comunidades sertanejas
Título em inglês
Faithful Enemies: ruptures and permanences in the Cavalhadas of the Middle San Francisco - BA
Palavras-chave em inglês
Bom Jesus da Lapa-BA
Cavalhada
Identity
Parties
Popular culture
Serra do Ramalho-BA
Resumo em inglês
The permanence of the Cavalhada, considered the most open-air folk theater in Brazil, has motivated many researches. This encenation recalls, ritualistically, the fighting between Moors and Christians in the Iberian Peninsula, focusing on the resistance undertaken by the Emperor Charlemagne and the Twelve Peers of France, the Cavalhada has always been subject to adaptations and revisions, even maintaining a certain fidelity to the sources on which it is based. Charlemagne, the king of France who lives in the imaginary of the Iberian Peninsula, Spanish America, Brazil and former African colonies, as archetype of the savior king, even though this idealization does not match the historical figure, it is the character-synthesis, although, in the two municipalities, the role of protagonist fits better in his opponent, the Moorish King. This study was carried out in the cities of Bom Jesus da Lapa and Serra do Ramalho, near each other, divided by the São Francisco river in its middle course in Bahia. In order to understand the relations of power that surround the popular manifestation, we search historical processes, not forgetting the social facts and subjective meanings that resulted in their re-signification and helped us to understand the reasons for their permanence in contemporary times. After all, Cavalhada, rooted in the Middle Ages (period of expansion of the "imaginary domain"), even competing with large events in the culture industry, not only survives in Brazil, but also demonstrates a certain vitality, permeating many dimensions of symbolic life in the backwoods communities
 
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Data de Publicação
2023-02-24
 
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